coluna do pardal

26 de março de 2019, 17h40

Saiba por que a reforma da Previdência é uma grande mentira

"Hoje estão falando de um rombo que na realidade não existe", diz Sergio Pardal Freudenthal em videocoluna. Assista.

É mentira dizer que a reforma da Previdência é uma necessidade. Em 1988, a nossa Constituição cidadã, rompendo com o tempo da ditadura, trouxe a ideia da Seguridade Social mais ampla. A Seguridade Social brasileira é híbrida, tem assistência social e saúde, que são obrigações do Estado, e a Previdência Social, que é de caráter contributivo. Em qualquer sistema de Seguro Social a ideia é tripartite, tanto na administração, como na contribuição. Quem tinha que pagar é o patrão, o empregado e a União. Hoje estão falando de um rombo que na realidade não existe. Se houvesse que ter uma reforma não deveria ser sobre os benefícios dos trabalhadores, que desde 1994 só estão perdendo. Se é preciso alguma reforma que seja no custeio.

Assista à videocoluna


Você pode fazer o jornalismo da Fórum ser cada vez melhor

A Fórum nunca foi tão lida como atualmente. Ao mesmo tempo nunca publicou tanto conteúdo original e trabalhou com tantos colaboradores e colunistas. Ou seja, nossos recordes mensais de audiência são frutos de um enorme esforço para fazer um jornalismo posicionado a favor dos direitos, da democracia e dos movimentos sociais, mas que não seja panfletário e de baixa qualidade. Prezamos nossa credibilidade. Mesmo com todo esse sucesso não estamos satisfeitos.

Queremos melhorar nossa qualidade editorial e alcançar cada vez mais gente. Para isso precisamos de um número maior de sócios, que é a forma que encontramos para bancar parte do nosso projeto. Sócios já recebem uma newsletter exclusiva todas as manhãs e em julho terão uma área exclusiva.

Fique sócio e faça parte desta caminhada para que ela se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Apoie a Fórum