Daniela Lima

feminismo e política

28 de março de 2020, 20h58

Bolsonarismo e as políticas de morte da Covid-19

Em novo artigo, Daniela Lima diz que Bolsonaro vem se tornando o reflexo de seu histórico de atleta, cujo ponto alto, nos últimos anos, foi fazer flexões com um dos joelhos apoiado no chão


+ posts

09 de outubro de 2018, 18h00

Vencer o fascismo não é uma questão partidária

Daniela Lima escreve em novo artigo: “O fascismo transforma insatisfação em ódio, ao determinar um inimigo que se torna automaticamente responsável por todas as frustrações de uma determinada coletividade”


13 de setembro de 2018, 16h33

Ciro x Haddad: Estamos escolhendo o inimigo certo?

Daniela Lima, em novo artigo, escreve: “O novo não vai surgir pelas mãos de nenhum candidato, mas por um protagonismo político para além do voto. Outubro é só o começo”


18 de fevereiro de 2018, 11h04

A espetacularização da intervenção militar

Será que a falsa sensação de segurança das classes mais altas por meio da intervenção militar garantirá algum capital eleitoral para um governo com índices altíssimos de rejeição?


12 de dezembro de 2017, 13h23

Programa Bolsa família como política de emancipação feminina

A Lei do Bolsa Família, sancionada em 2003 pelo ex-presidente Lula, define que o “pagamento dos benefícios previstos nesta Lei será feito preferencialmente à mulher”. Para muitas mulheres, o benefício garantiu possibilidades materiais de romper com relações abusivas. Em casos mais extremos, o rompimento significou a preservação da vida.


26 de janeiro de 2016, 15h42

O controle dos corpos das gestantes como forma de prevenção do Zika

Pouco importa que se trate ou não de utopia: temos aí um processo bem real de luta; a vida como objeto político foi de algum modo tomada ao pé da letra e voltada para o sistema que tentava controlá-la. – Michel Foucault    “Sexo é para amadores, gravidez é para profissionais” [1], a frase do ministro […]