Ivan Cosenza de Souza

cartas do pai

23 de julho de 2019, 23h19

Cartas do Pai: “Nordeste é vida”

Como alguém pode não gostar do Nordeste e do seu povo, pai? Eu morava em Fortaleza, em sua última ida ao Nordeste, antes de você ficar doente, e foi lá que conversamos pela última vez

Foto: Reprodução

Rio de Janeiro, 23 de julho de 2019.

Pai.

Você é mineiro e eu carioca, mas o Nordeste sempre esteve em nossas vidas, né?

Um dos seus maiores sucessos foi a turma da caatinga. O Zeferino, o Bode Orelana e a Graúna estão até hoje divertindo as pessoas, e protestando.

Você usou a diferença que sempre existiu entre o “Sul Maravilha” e o Nordeste, para alertar sobre as injustiças e os benefícios que Sul e Sudeste, sempre tiveram, e do esquecimento que o Norte e Nordeste sempre passaram.

Inscreva-se no nosso Canal do YouTube, ative o sininho e passe a assistir ao nosso conteúdo exclusivo.

Mas em 2003 as coisas começaram a mudar. O governo começou a olhar para os nordestinos, passando a dar a atenção que o “Sul Maravilha” sempre teve, com investimentos e fazendo chegar lá uma coisa que nunca foi problema aqui: a ÁGUA!

Não só o nordestino do Nordeste que foi lembrado, os daqui também. Os que vieram pro “Sul Maravilha” tentar uma vida melhor, e que ficaram por gerações sem oportunidades, começaram a colocar seus filhos nas universidades, a formar doutores.

Isso incomodou muita gente, começaram a colocar seus preconceitos pra fora, incomodados com os filhos de seus empregados, frequentando a mesma universidade de seus filhos, e disputando os mesmos empregos que eles.

E, finalmente, elegeram um presidente que representa esse ódio. Que agora tenta botar o Nordeste no “seu devido lugar”, que é fornecer mão de obra barata.

Hoje, tentou disfarçar, dizendo que adorava o povo do Nordeste, na inauguração de um aeroporto construído pelo antigo governo, no qual ele deixou o povo de fora. Atiradores garantiram que ninguém do povão chegasse perto do aeroporto.

Como alguém pode não gostar do Nordeste e do seu povo, pai?

Eu morava em Fortaleza, em sua última ida ao Nordeste, antes de você ficar doente, e foi lá que conversamos pela última vez. Nosso último fim de semana juntos foi no Nordeste.

Um beijo do seu filho,

Ivan

*Este artigo não reflete, necessariamente, a opinião da Revista Fórum.

Quantas matérias por dia você lê da Fórum?

Você já pensou nisso? Em quantas vezes por dia você lê conteúdos esclarecedores, sérios, comprometidos com os interesses do povo e a soberania do Brasil e que têm a assinatura da Fórum? Pois então, que tal fazer parte do grupo que apoia este projeto? Que tal contribuir pra que ele fique cada vez maior. Bora lá. Apoie já.

Apoie a Fórum