Julian Rodrigues

28 de junho de 2019, 23h05

Bolsonaro extingue Conselho LGBTI

A extinção do conselho vem no bojo do "revogaço" , o decreto presidencial que praticamente extingue ou desfigura a maioria dos conselhos, acabando com a participação social no governo federal

Foto: Agência Brasil

Ontem, 27 de junho de 2019, o governo do neofascista deu um “presente” de Stonewall para população LGBTI: publicou o decreto 9.883 que transforma o ex-Conselho Nacional LGBT em órgão com objetivo de proteger os direitos das “minorias étnicas e sociais; e das vítimas de violência, de preconceito, de discriminação e de intolerância”.

Simplesmente apagou a população de lésbicas, gays, bissexuais, mulheres transexuais, travestis, homens trans e pessoas intersexuais. A extinção do conselho vem no bojo do “revogaço” , o decreto presidencial que praticamente extingue ou desfigura a maioria dos conselhos, acabando com a participação social no governo federal.

O Conselho LGBT havia sido criado em 2010, pelo presidente Lula (decreto 7388), a partir de uma modificação realizada no antigo CNCD (Conselho Nacional de Combate à Discriminação). No governo Dilma, em 2011, o Conselho foi instalado. Participei do primeiro mandato, representando a sociedade civil, junto com Toni Reis, Keila Simpson e outras lideranças.

Além de ter retirar as LGBTI do Conselho, o decreto de ontem, na verdade, cria um “comitê”, com apenas 6 membros, sendo só 3 da sociedade civil.

Sabe-se lá qual o critério e que segmentos estarão representados nesse novo “conselho”. Mais um passo rumo ao desmonte das políticas de direitos humanos. De Bolsonaro e Damares só pode vir desgraças mesmo. Resistiremos!

#Stonewal50 #Resistência #OrgulhoLGBTI #PolíticasPúblicasLGBTI


Quantas matérias por dia você lê da Fórum?

Você já pensou nisso? Em quantas vezes por dia você lê conteúdos esclarecedores, sérios, comprometidos com os interesses do povo e a soberania do Brasil e que têm a assinatura da Fórum? Pois então, que tal fazer parte do grupo que apoia este projeto? Que tal contribuir pra que ele fique cada vez maior. Bora lá. Apoie já.

Apoie a Fórum