Colunistas

09 de julho de 2018, 13h11

Leandro Fortes: o plantonista

Em sua coluna para a Fórum, Leandro Fortes analisa: “O ‘plantonista’ também virou ‘petista’, de modo que os buldogues sonolentos de ontem, surpreendidos pela audácia de Fraveto, já foram adestrados para, a partir de agora, morder o calcanhar do desembargador com mais força”

Foto: Reprodução/YouTube

Em mais de 30 anos de lida como jornalista, nunca tinha visto um magistrado – juiz, desembargador ou ministro – ser reduzido a “plantonista” pelo noticiário.

O termo, que antes servia apenas para caracterizar uma função burocrática eventual, passou a ser usado, no recente episódio da soltura de Lula, como uma pecha permanente contra o desembargador Rogério Favreto.

Em algum momento, a tropa de colunistas cães de guarda foi avisada pelos donos de que, dali em diante, Fraveto deveria ser chamado de “plantonista”, um usurpador efêmero da ordem estabelecida pelo golpe, esse monstro que obrigou um juiz de primeira instância a interromper as férias para dar pito num tribunal superior.

Não se enganem. O “plantonista” também virou “petista”, de modo que os buldogues sonolentos de ontem, surpreendidos pela audácia de Fraveto, já foram adestrados para, a partir de agora, morder o calcanhar do desembargador com mais força.

Veja também:  Bolsonaro renega Alexandre Frota: “Sei nem quem é esse”

Você pode fazer o jornalismo da Fórum ser cada vez melhor

A Fórum nunca foi tão lida como atualmente. Ao mesmo tempo nunca publicou tanto conteúdo original e trabalhou com tantos colaboradores e colunistas. Ou seja, nossos recordes mensais de audiência são frutos de um enorme esforço para fazer um jornalismo posicionado a favor dos direitos, da democracia e dos movimentos sociais, mas que não seja panfletário e de baixa qualidade. Prezamos nossa credibilidade. Mesmo com todo esse sucesso não estamos satisfeitos.

Queremos melhorar nossa qualidade editorial e alcançar cada vez mais gente. Para isso precisamos de um número maior de sócios, que é a forma que encontramos para bancar parte do nosso projeto. Sócios já recebem uma newsletter exclusiva todas as manhãs e em julho terão uma área exclusiva.

Fique sócio e faça parte desta caminhada para que ela se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Apoie a Fórum