Rudá Ricci

01 de fevereiro de 2020, 10h53

Teremos 1 milhão de candidatos nas eleições deste ano?

Leia no blogue de Rudá Ricci: Todo ano de eleição municipal há mudança na lei eleitoral. O resultado é mais poder aos grandes partidos, mesmo que o discurso seja outro

Reprodução

Com a nova legislação eleitoral, prevê-se 1 milhão de candidatos nas eleições municipais de 2020. Caso se confirme a projeção, seria mais que o dobro em relação à eleição passada.

O que me parece importante a destacar é que todo ano de eleição municipal há mudança na lei eleitoral. O resultado é mais poder aos grandes partidos, mesmo que o discurso seja outro.

A mudança real que nunca surge seria a que aumentasse o poder do eleitor. Algo como recall (ou revogação do mandato eletivo) onde, na metade do mandato de qualquer eleito, um percentual de eleitores pode contestar seu desempenho e o tribunal eleitoral é obrigado a convocar uma confirmação. Se o mandato for rejeitado, o eleito perde o mandato sem poder recuperar o posto. Se o mandato for confirmado, os eleitores que pleitearam o recall pagam os custos deste processo, descontado automaticamente em seu imposto de renda. O recall existe na Califórnia. Em 2003, o governador Gray Davis foi removido por esta lei e a nova eleição. Arnold Schwarzenegger acabou se elegendo naquele pleito.

Mas há outras alternativas, como o “veto popular”, quando um projeto votado em qualquer parlamento desagrada os eleitores. O veto dá condições para um percentual de eleitores de um território vetar a aprovação daquela lei.

Há, ainda, a possibilidade de limitarmos mais de uma reeleição para qualquer posto público ou o veto a candidatos parentes.

Há inúmeras alternativas para aumentar o poder do eleitor. Mas, as maquiagens que são aprovadas para o período eleitoral seguinte não visam a democratização.


Quantas matérias por dia você lê da Fórum?

Você já pensou nisso? Em quantas vezes por dia você lê conteúdos esclarecedores, sérios, comprometidos com os interesses do povo e a soberania do Brasil e que têm a assinatura da Fórum? Pois então, que tal fazer parte do grupo que apoia este projeto? Que tal contribuir pra que ele fique cada vez maior. Bora lá. Apoie já.

Apoie a Fórum