Tomaz Amorim

crítica cultural e literatura

30 de julho de 2019, 06h14

Bolsonaro: a paródia como plano de governo

Tomaz Amorim propõe uma leitura estética do governo Bolsonaro como um governo sem essência, que parodia governos populares anteriores e governa como se fosse oposição, enquanto seu programa de governo de fato permanece escondido


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03 de junho de 2019, 23h13

Transtopia afrofuturista e privilégio branco em “A gente se vê ontem”, de Stefon Bristol

Na coluna de Tomaz Amorim, Stella Paterniani analisa o filme “A gente se vê ontem”, dirigido por Stefon Bristol e produzido por Spike Lee para a Netflix, e suas especificidades como uma obra de ficção científica negra


25 de março de 2019, 06h00

Bolsonaro e a falência do falo

Tomaz Amorim diz: “A imagem envelhecida, adoecida, que fala gaguejando, que tem a expressão permanente no rosto de ‘como é que eu vim parar aqui’, é o representante ideal deste falo que não funciona mais. Eis sua força de sedução. Daí se reconhecerem nele tantos homens”


12 de fevereiro de 2019, 22h19

O videogame como obra de arte e a série “Russian Doll”

Tomaz Amorim analisa a possibilidade dos jogos de videogame como forma artística e sua influência nas séries e filmes contemporâneos, como no exemplo mais recente da série “Russian Doll” da Netflix”


06 de fevereiro de 2019, 22h58

Deixando a Esmerilhândia a bordo de um vapor barato…

Na coluna de Tomaz Amorim, Krishnamurti dos Anjos resenha “Vapor barato”, novo romance político-psicanalítico de Wilson-Alves Bezerra


01 de fevereiro de 2019, 20h38

A poesia no pó das montanhas pulverizadas

Na coluna de Tomaz Amorim, Atilio Bergamini mostra, à luz do recente crime ambiental de Brumadinho, a presença das tragédias da mineração na poesia de Carlos Drummond de Andrade e nas reflexões de Davi Kopenawa


24 de janeiro de 2019, 21h53

É preciso quase amar no Méier, como Rafael Zacca

Tomaz Amorim comenta “A estreita artéria das coisas”, livro de poesia de Rafael Zacca publicado no fim de 2018 pela editora Garupa


22 de janeiro de 2019, 22h49

Sobre Necropoética e Cinema Negro com Sotaque Mineiro

O cinema negro mineiro está fazendo história.  Apesar da potência transformadora das narrativas negras no audiovisual, o tripé racismo, machismo e capitalismo continua sendo um grande obstáculo para a realização a efetiva escrita de outra história


14 de janeiro de 2019, 23h02

Dois poetas cubanos falam sobre o atual estado da poesia na ilha

Na coluna de Tomaz Amorim, os editores da antologia “Nocaute: 6 poetas/Cuba/Hoje” entrevistam os poetas cubanas José Ramón Sánchez e Oscar Cruz sobre a situação da poesia contemporânea em Cuba e suas relações, sempre intensas, com a política


07 de janeiro de 2019, 23h06

“Venham”: Senadora boliviana responde ao comentário racista de deputado carioca

Tomaz Amorim reproduz em sua coluna a resposta de uma senadora boliviana ao comentário racista feito por um deputado carioca do partido de Bolsonaro. "Tragam-no para que nós, as 'índias', o ensinemos sua própria história, tragam-no para que veja como um país de 'índios' dá aulas de humanidade, humildade, honestidade e sacrifício"


03 de janeiro de 2019, 15h43

O ridículo do falo em “O pau do Brasil”, de Wilson Alves-Bezerra

Tomaz Amorim analisa em sua coluna o livro de poesia “O pau do Brasil”, de Wilson Alves-Bezerra: “Bezerra, um mestre da citação, recorta, parodia, deforma e remonta. O que aparece é uma imagem triste, confusa e, no entanto, realista do Brasil do noticiário, do Brasil eterno em sua maldade da vez”


30 de novembro de 2018, 20h41

Que tipo de filme é “Shirkers”?

Em sua coluna, Tomaz Amorim reflete sobre o documentário “Shirkers” (2018), dirigido pela singapurense Sandi Tan, produzido pela Netflix e vencedor do prêmio de melhor direção de documentário no Festival Sundance