Tomaz Amorim

crítica cultural e literatura

03 de Maio de 2018, 09h58

Por que algumas tragédias nos ofendem tanto?

O incêndio que gerou o desabamento é daqueles raros momentos em que as metáforas se encarnam, se tornam literais. A cidade está em ruínas, o país está desmoronando, os pobres estão sendo esmagados, o preço do aluguel é de matar. Na literalização da metáfora perdemos a capacidade de simbolizar, o acontecimento fica lá, maior do que nossa capacidade de dar significado a ele e as reações são as mais variadas


+ posts

15 de março de 2018, 23h05

Mulheres também são vilãs na 2ª temporada de “Jessica Jones”

Em novo artigo, Tomaz Amorim escreve: "Mostrar o mal também como potência feminina não é uma recaída no machismo, como poderia parecer. Pelo contrário, é mais uma investida rumo a uma representação mais justa das mulheres como pessoas autônomas, responsáveis por suas ações e motivadas por desejos próprios"


09 de março de 2018, 13h31

Os verdadeiros reféns de “La casa de papel”

Em artigo, Tomaz Amorim faz uma análise da fórmula bem-sucedida que ‘La casa de papel’ repete


03 de março de 2018, 10h26

Luz e Sombra das Mulheres de Wakanda

“Okoye, a chefe das Dora Milaje, pode ser facilmente associada a Iansã, orixá senhora dos ventos e da guerra. Okoye foi fundamental no desfecho da batalha entre os exércitos de T'Challa e Killmonger pelo trono de Wakanda, certamente fazendo mulheres negras do mundo inteiro se sentirem fortalecidas quando viram o general W.Kabi e companheiro da guerreira rendido a seus pés, numa salutar reversão das assimetrias de gênero.” Viviane Pistache escreve na coluna de Tomaz Amorim sobre as mulheres no filme Pantera Negra.


23 de fevereiro de 2018, 22h10

A Wakanda do “Pantera Negra” é um quilombo no espectro planetário de dominação

Em conversa com Douglas Belchior e Viviane Pistache, representatividade, visão colonizada da África, negritude na diáspora, táticas políticas em conflito e o privilégio dos isolados em meio à miséria


07 de fevereiro de 2018, 22h06

Pantera Negra: Uma utopia no auge do cinema distópico

A Fórum já assistiu ao filme do Pantera Negra! Confira a crítica de Tomaz Amorim e não se preocupe, a sessão com spoilers está bem identificada na segunda parte do texto


29 de janeiro de 2018, 21h59

✍???: A comunicação na era do emoji

Por mais familiar ou específica, por mais matizada que seja a linguagem escrita, falta a ela ainda algo da presença física, especialmente em conversas íntimas. Os emojis, estranho misto entre o pop arte e a pontuação, reinserem na comunicação as microvariações de sentido que a voz, o gesto e as expressões faciais produzem quando se […]


12 de janeiro de 2018, 22h02

A menstruação de Valter Hugo Mãe, de Carla Diacov

A menstruação de Valter Hugo Mãe é um livro de poesia de Carla Diacov lançado há três meses em um projeto não-comercial a partir de um convite do próprio escritor português. Trata-se de uma poesia altamente original e técnica que retoma temas familiares e sociais “sob o signo da menstruação”. Leia mais na coluna de […]


22 de dezembro de 2017, 07h49

A história feminina do Brasil em “Sangria”, de Luiza Romão

A história do Brasil se confunde através dos poemas com a história das mulheres brasileiras que se confunde por sua vez com a história pessoal da eu-lírica.


12 de dezembro de 2017, 15h02

Franz Kafka lê o judiciário e a mídia do Brasil

A acusação a ser investigada se torna calúnia ao ser noticiada e já é punição, como evidencia o trágico suicídio de Luiz Carlos Cancellier de Olivo, reitor da UFSC investigado pela Polícia Federal.


03 de dezembro de 2017, 18h56

Direito ao desejo em “Ela quer tudo”, de Spike Lee

“Na verdade, é sobre controle, meu corpo, minha mente. Sobre quem ia ser o dono. Eles? Ou eu? Eu não sou mulher de um homem só. E ponto”.


19 de novembro de 2017, 16h48

Blade Runner 2049, tréplica triste

A réplica rebelde ao Humanismo oferecida pelas criaturas do “Blade Runner” original recebem uma tréplica confusa e conservadora na sequência “Blade Runner 2049”. Leia na coluna de Tomaz Amorim Por Tomaz Amorim* AVISO: Contém revelações do enredo do filme Se não é fácil fazer a sequência de um grande filme, menos ainda de um clássico […]