Valerio Arcary

06 de abril de 2020, 22h08

O destino do governo Bolsonaro é incerto

Valerio Arcary: "A crise sanitária pode ser explosiva, Bolsonaro pode cometer erros muito mais graves, e as massas populares podem entrar em cena"


+ posts

29 de fevereiro de 2020, 15h57

Chegou a hora de medir forças com o bolsonarismo nas ruas, por Valerio Arcary

É porque sabe que tem força que Bolsonaro lançou uma ofensiva com o chamado às ruas para medir forças.


26 de janeiro de 2020, 14h21

O fracionalismo é uma doença política perigosa

Valerio Arcary: "Não é possível construir coletivos em que não há conflitos. Os conflitos são inexoráveis. Por isso, toda organização séria e saudável estabelece as regras para solucionar os conflitos. O nome dessas regras é o estatuto"


14 de janeiro de 2020, 15h37

Três problemas teóricos e uma aposta estratégica

A aposta estratégica dos socialistas deve repousar em um robusto otimismo de que a classe trabalhadora e a maioria de muitas centenas de milhões de pessoas oprimidas no mundo não deu ainda a última palavra


03 de dezembro de 2019, 00h38

Dez notas sobre as polêmicas da tática para derrotar Bolsonaro

Valerio Arcary: “A tática eleitoral precisa ter coerência com a estratégia política, mas uma relação dialética. A independência política do PSOL nas eleições deve ser preservada”


07 de novembro de 2019, 20h38

Impeachment é uma tática parlamentar errada e obedece a uma estratégia política precipitada

Valerio Arcary: "Sim, temos pressa. Mas devemos aprender a cultivar a paciência revolucionária de acompanhar o povo, e lutar ao seu lado"


29 de outubro de 2019, 23h49

O caminho de Santiago e a via Argentina: o debate sobre a tática para derrotar Bolsonaro

Leia na coluna de Valerio Arcary: "Devemos nos preparar para seguir o caminho de Santiago, e acumular forças para desafiar o neofascismo nas ruas? Ou devemos abraçar a via argentina, que escolheu desgastar Macri?"


17 de outubro de 2019, 23h47

A retórica neofascista do bolsonarismo sobe de tom. Por quê?

Valerio Arcary: “A radicalização neofascista do bolsonarismo não deve ser ignorada. Só a mobilização de massas da classe trabalhadora e da juventude tem a força social capaz de derrotá-lo”


12 de outubro de 2019, 13h40

Coringa e a revolução dos clowns malucos e zangados

Leia na coluna de Valerio Arcary: "Estamos, culturalmente, na época da pós-modernidade, e cresceu o apelo de romantização de distopias. Coringa é uma narrativa sobre a solidão de um maníaco infantilizado, e as fraturas caóticas de uma sociedade que regrediu à barbárie"


03 de outubro de 2019, 23h45

Contra as teorias de conspiração

Valerio Arcary: “Uma interpretação catastrofista da realidade associada a uma mentalidade paranoica é uma caricatura grotesca do marxismo”


26 de setembro de 2019, 23h59

A esquerda precisa discutir suas finanças

Valerio Arcary: “Pedir dinheiro é legítimo, até essencial, mas não pode ser, evidentemente, o centro da militância. O centro da militância é o engajamento nas lutas sociais”


15 de setembro de 2019, 12h49

A sexta feira 13 de Ciro Gomes e Rui Costa e os maus presságios

Não há qualquer evidência séria de que Ciro Gomes teria ido ao segundo turno, mesmo com o apoio do PT. E se tivesse ido, tampouco há qualquer evidência séria de que teria derrotado Bolsonaro. Trata-se de pensamento mágico, ou seja, puro desejo.