Imprensa livre e independente
11 de setembro de 2013, 10h58

Comissão indígena divulga vídeo com “mensagem à bancada ruralista”

Índio guarani manda recado a deputados: "Vocês não se importam, não sabem o que é ser solidário. O coração de vocês é ruim"

Índio guarani manda recado a deputados: “Vocês não se importam, não sabem o que é ser solidário. O coração de vocês é ruim” Por Igor Carvalho “Onde fica o coração de vocês? Vocês não se importam, não sabem o que é ser solidário. O coração de vocês é ruim”, afirma Miri (Imagem: Reprodução) Com o intuito de anunciar um ato para “reagir ao ataque dos ruralistas à Constituição Federal”, a Comissão Guarani Yvyrupa (CGY) divulgou um vídeo intitulado “Mensagem à Bancada Ruralista”. No filme, o índio guarani Pedro Vicente Karaῖ Mirῖ, da aldeia Tenonde Porã, de São Paulo, falou diretamente...

Índio guarani manda recado a deputados: “Vocês não se importam, não sabem o que é ser solidário. O coração de vocês é ruim”

Por Igor Carvalho

“Onde fica o coração de vocês? Vocês não se importam, não sabem o que é ser solidário. O coração de vocês é ruim”, afirma Miri (Imagem: Reprodução)

Com o intuito de anunciar um ato para “reagir ao ataque dos ruralistas à Constituição Federal”, a Comissão Guarani Yvyrupa (CGY) divulgou um vídeo intitulado “Mensagem à Bancada Ruralista”.

No filme, o índio guarani Pedro Vicente Karaῖ Mirῖ, da aldeia Tenonde Porã, de São Paulo, falou diretamente aos deputados e lamentou o descaso dos parlamentares com a população indígena. “Onde fica o coração de vocês? Vocês não se importam, não sabem o que é ser solidário. O coração de vocês é ruim.”

Para Mirῖ, há uma tentativa da bancada ruralista de acabar com as comunidades indígenas. “Acham que se nos exterminarem ficará melhor para vocês”, afirmou o guarani, que questionou os parlamentares sobre a posse da terra. “Foram vocês que criaram essa terra para vocês mesmo? Eu não fiz a terra onde vivo, e nem vocês fizeram.”

Leia Também: Terra para além das sepulturas e Justiça para além do capital

Após afirmar que fica muito “irritado” com a atuação dos parlamentares, Mirῖ acusa os deputados de enganarem os índios e afirma: “Se quiserem me matar, podem me matar. Mas o meu espírito vocês não vão matar.”

No vídeo, a Comissão afirma que a PEC 215 “ataca frontalmente os direitos indígenas”. O projeto torna a demarcação de terras indígenas competência do Poder Legislativo, retirando, assim, das Funai e do Ministério da Justiça tal responsabilidade.

O ato será no dia 2 de outubro de 2013, no vão livre do MASP, às 17h. Confira o vídeo:

Veja também:  Luciano Huck defende "movimentos cívicos" e diz que vê deslealdade no tratamento a Tabata Amaral

Você pode fazer o jornalismo da Fórum ser cada vez melhor

A Fórum nunca foi tão lida como atualmente. Ao mesmo tempo nunca publicou tanto conteúdo original e trabalhou com tantos colaboradores e colunistas. Ou seja, nossos recordes mensais de audiência são frutos de um enorme esforço para fazer um jornalismo posicionado a favor dos direitos, da democracia e dos movimentos sociais, mas que não seja panfletário e de baixa qualidade. Prezamos nossa credibilidade. Mesmo com todo esse sucesso não estamos satisfeitos.

Queremos melhorar nossa qualidade editorial e alcançar cada vez mais gente. Para isso precisamos de um número maior de sócios, que é a forma que encontramos para bancar parte do nosso projeto. Sócios já recebem uma newsletter exclusiva todas as manhãs e em julho terão uma área exclusiva.

Fique sócio e faça parte desta caminhada para que ela se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Apoie a Fórum