Fórumcast, o podcast da Fórum
15 de maio de 2018, 14h31

Ainda dá tempo de se inscrever no curso de Jornalismo Digital da Fórum

Curso da plataforma de EaD da Revista Fórum, com o editor do veículo, Renato Rovai, traz uma visão geral da história da internet, da produção em rede, as oportunidades de trabalho neste mercado e as possibilidades das novas tecnologias.

Ainda dá tempo de participar do curso Jornalismo Digital: história, conceito, técnica e desafios, com Renato Rovai. Faça a sua matrícula aqui.

As aulas são transmitidas ao vivo pela plataforma de cursos a distância da Revista Fórum, às terças-feiras, das 19h às 21h30, onde o aluno pode interagir. Todas ficam disponíveis na plataforma e o participante pode assisti-la quando quiser. E poderão ser marcados encontros para tirar dúvidas.

O curso aborda como se produz informação nas dinâmicas do novo ecossistema midiático, oferece uma visão geral da história da internet, da produção em rede, as oportunidades de trabalho neste mercado e as possibilidades das novas tecnologias.

Podem participar jornalistas, ativistas, estudantes de jornalismo e de outras áreas, além de interessados em geral. Todos receberão certificado de participação.

Quem é #sóciofórum pode se matricular com 30% de desconto. Fique sócio aqui.

Ementa

Aula 1: História da Internet e dos produtos informativos em redes digitais.
Aula 2: História do Jornalismo Digital (com destaque para o Brasil).
Aula 3: Características de produção no jornalismo digital. O que é um bom texto e como se pode usar numa matéria as linguagens permitidas no ambiente digital.
Aula 4: Gêneros jornalísticos no digital e suas diferenças do jornalismo analógico: hard news, reportagem, opinião, jornalismo investigativo, entrevista pingue pongue, debates ao vivo, streaming, infografia, de dados, cultural etc.
Aula 5: Conhecendo e debatendo modelos de veículos com diferentes características jornalísticas.
Aula 6: Entendendo Modelos de negócio: tradicional, financiados por fundações, pequenos empreendimentos e de coletivos.
Aula 7: Fake News, ética jornalística, o espaço da opinião, checagem e o que fazer para evitar erros na velocidade do digital.
Aula 8: Conversando sobre caminhos para buscar sobreviver fazendo o que gosto e atuando de forma livre no ecossistema digital.

Assista abaixo a um resumo da primeira aula

Sobre Renato Rovai

Graduado em Jornalismo na Universidade Metodista, no ABC. Trabalhou em diversos jornais e veículos de comunicação, como o Diário do Grande ABC, Diário de Minas, TV Gazeta, Editora Globo e Revista do Brasil até, em 1994, abrir a Editora Publisher Brasil, empresa que é sócio-diretor até os dias de hoje e já editou mais de cem livros. Em 2001, no primeiro Fórum Social Mundial, em Porto Alegre, lançou a Revista Fórum. A publicação foi impressa, mensal e vendida em bancas até dezembro de 2013. Desde 2014 é on line, tendo se tornado um dos principais produtos de informação independente no Brasil e uma das maiores audiências da internet. Na Fórum, mantém o Blog do Rovai, onde publica análises políticas. É mestre em Comunicação pela Universidade de São Paulo e doutor pela Universidade Federal do ABC. Entre outros livros, é autor de “Midiático poder – o caso Venezuela e a guerrilha informativa” e organizador e autor da obra “Golpe 16”, que reuniu diversos jornalistas e blogueiros brasileiros. Foi professor de Jornalismo na Universidade Santa Cecília, Cásper Líbero e USP.

Sobre o curso

Duração: 2 meses (8 aulas de 2h30)
Investimento: 3 x R$ 100
Endereço: www.cursosforum.com.br

Quem estiver em Santos pode participar presencialmente na sede da Revista Fórum em Santos-SP (Rua Primeiro de Maio, 57 – Aparecida).


Quantas matérias por dia você lê da Fórum?

Você já pensou nisso? Em quantas vezes por dia você lê conteúdos esclarecedores, sérios, comprometidos com os interesses do povo e a soberania do Brasil e que têm a assinatura da Fórum? Pois então, que tal fazer parte do grupo que apoia este projeto? Que tal contribuir pra que ele fique cada vez maior. Bora lá. Apoie já.

Apoie a Fórum