Seja #sóciofórum. Clique aqui e saiba como
18 de julho de 2019, 11h24

André Rizek é condenado a pagar 1,1 milhão de reais por culpa da Abril, revela Juca Kfouri

A ação é referente a uma reportagem de 2001 na revista Placar, quando a editora contrariou o jornalista e publicou fotos de jogadores menores de idade, das categorias de base do Corinthians, que estariam supostamente envolvidos com cocaína

O jornalista esportivo André Rizek (Foto: Divulgação/SporTV)

O jornalista Juca Kfouri publicou em seu blog, no portal Uol, que o jornalista André Rizek, atualmente na Sportv, foi abandonado pela Editora Abril em um processo em que foi condenado a pagar R$ 1,1 milhão.

A ação é referente a uma reportagem de 2001 na revista Placar, quando a editora contrariou o jornalista e publicou fotos de jogadores menores de idade, das categorias de base do Corinthians, que estariam supostamente envolvidos com cocaína.

A matéria foi publicada com a assinatura do jornalista, que foi condenado em processo movido pela família dos garotos.

“Importante salientar que Abril é signatária de uma convenção trabalhista de 2001 segundo a qual é a empresa quem paga as ações cíveis, mesmo quando o repórter é réu solidário – caso de Rizek e de tantos outros”, destaca Juca Kfouri em seu texto.

No entanto, após diversos recursos, em que advogados da Abril defenderam somente a empresa, o jornalista e a editora foram condenados a pagar a indenização e as custas processuais, que chegam ao valor de R$ 1,1 milhão. A sentença foi dada dias após a empresa decretar recuperação judicial.

Após a decisão judicial, advogados da Abril teriam convocado Rizek e dito a ele que o caso é “complicado”, abandonando o jornalista à própria sorte.

“De tudo, resta perguntar: há alguma segurança para assinar uma matéria em revistas da editora Abril?”, indaga Kfouri em seu texto.

Leia a reportagem na íntegra no Blog do Juca


Quantas matérias por dia você lê da Fórum?

Você já pensou nisso? Em quantas vezes por dia você lê conteúdos esclarecedores, sérios, comprometidos com os interesses do povo e a soberania do Brasil e que têm a assinatura da Fórum? Pois então, que tal fazer parte do grupo que apoia este projeto? Que tal contribuir pra que ele fique cada vez maior. Bora lá. Apoie já.

Apoie a Fórum