Fórumcast, o podcast da Fórum
08 de agosto de 2018, 11h32

Anúncio como vice de Lula impulsiona Haddad no Facebook

Levantamento da Diretoria de Análise de Políticas Públicas da Fundação Getúlio Vargas indica que a divulgação do nome do ex-prefeito de São Paulo na chapa de Lula fez dobrar interações em sua página

Foto: Ricardo Stuckert/Fotos Públicas

Um levantamento realizado pela Diretoria de Análise de Políticas Públicas da Fundação Getúlio Vargas (FGV DAPP) indica que a simples divulgação de Fernando Haddad (PT) para compor a chapa de Lula, como candidato a vice-presidente, impulsionou muito as interações na página do Facebook do ex-prefeito de São Paulo.

Nas últimas quatro semanas, o perfil de Haddad teve uma média de 5.509 interações por postagem. No entanto, somente na primeira semana de agosto, depois da confirmação de sua participação na chapa do PT, o engajamento de Haddad subiu para 11.507 entre interações e postagens.

Dentre todos os candidatos à presidência da República, Lula e Jair Bolsonaro contam com os maiores índices de engajamento no Facebook. Na terceira colocação surge João Amoêdo (Novo). A média de engajamento é calculada pela divisão do número de interações pelo de postagens.

Segundo a pesquisa, “o imbróglio envolvendo a decisão do desembargador plantonista Rogério Favreto (TRF-4), que concedeu pedido de habeas corpus a Lula, foi o fato de julho que teve mais repercussão entre os pré-candidatos, mobilizando tanto as páginas de perfis favoráveis ao ex-presidente quanto os atores de oposição à esquerda”.


Você pode fazer o jornalismo da Fórum ser cada vez melhor

A Fórum nunca foi tão lida como atualmente. Ao mesmo tempo nunca publicou tanto conteúdo original e trabalhou com tantos colaboradores e colunistas. Ou seja, nossos recordes mensais de audiência são frutos de um enorme esforço para fazer um jornalismo posicionado a favor dos direitos, da democracia e dos movimentos sociais, mas que não seja panfletário e de baixa qualidade. Prezamos nossa credibilidade. Mesmo com todo esse sucesso não estamos satisfeitos.

Queremos melhorar nossa qualidade editorial e alcançar cada vez mais gente. Para isso precisamos de um número maior de sócios, que é a forma que encontramos para bancar parte do nosso projeto. Sócios já recebem uma newsletter exclusiva todas as manhãs e em julho terão uma área exclusiva.

Fique sócio e faça parte desta caminhada para que ela se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Apoie a Fórum