Fórumcast, o podcast da Fórum
31 de agosto de 2019, 08h38

Apresentadora de afiliada da CNN compara seu colega negro a um gorila de zoológico

No dia seguinte ela se desculpou ao vivo, mas o fato já tinha ganho imensa repercussão nas redes

Reprodução/CNN

Um comentário racista feito pela apresentadora Alex Housden, branca, sobre seu colega Jason Hackett, negro, durante um programa da KOCO-TV, afiliada da CNN em Oklahoma (EUA), causou grande desconforto e irritação. Housden comparou Hackett com um gorila que apareceu em uma das reportagens do telejornal conduzido por eles.

“Ele é meio parecido com você”, comentou a apresentadora, deixando Hackett sem saber como reagir. A fala gerou grande repercussão nas redes. “Estou chocado com o seu racismo no ar e com o seu desrespeito com um colega de trabalho e todos os afroamericanos”, disse um telespectador nas redes sociais.

No dia seguinte, após as reações, Housden admitiu que o comentário era ofensivo e pediu desculpas ao colega e a quem mais se abalou. “Estou aqui para me desculpar não apenas com o meu colega de trabalho, mas com toda a comunidade. Disse algo inapropriado e feri pessoas”, declarou.

Hackett aceitou as desculpas, e disse que o episódio, que “o feriu profundamente e feriu também boa parte da comunidade”, deve servir como aprendizado de que as palavras importam.

“Quero que este seja um momento de aprendizado. A lição aqui é que as palavras importam, não há dúvida sobre isso. Estamos nos tornando um país mais diversificado e não há desculpas. Precisamos que entender os estereótipos. Temos que entender as origens do outro e as palavras que machucam profundamente. Precisamos substituir essas palavras por amor e palavras de afirmação também”, declarou o apresentador.


Quantas matérias por dia você lê da Fórum?

Você já pensou nisso? Em quantas vezes por dia você lê conteúdos esclarecedores, sérios, comprometidos com os interesses do povo e a soberania do Brasil e que têm a assinatura da Fórum? Pois então, que tal fazer parte do grupo que apoia este projeto? Que tal contribuir pra que ele fique cada vez maior. Bora lá. Apoie já.

Apoie a Fórum

#tags