Fórumcast, o podcast da Fórum
09 de agosto de 2019, 18h47

Bolsonaro à imprensa: “Se excesso jornalístico desse cadeia, vocês estariam presos”

Presidente insiste em tratar a imprensa como inimiga de seu governo

Reprodução/YouTube

O presidente Jair Bolsonaro, como de costume, voltou a tecer ataques contra a imprensa. Em entrevista concedida no Palácio da Alvorada, em Brasília, nesta sexta-feira (9), o capitão da reserva falou sobre a possibilidade de prender jornalistas.

“Se excesso jornalístico desse cadeia, vocês estariam todos presos, tá certo?”, disparou.

A fala sobre os jornalistas foi feita após uma explanação do ministro da Justiça, Sérgio Moro, sobre o projeto de excludente de ilicitude, apresentado por ele ao Congresso. A proposta faz parte do pacote anticrime que está parado na Câmara dos Deputados.

A medida visa isentar de punição aquele que reagir a um ato de violência, como um assalto, e a atitude resultar em morte.

“Queremos tirar o ‘excesso’ do Código Penal, afinal atirar num bandido duas ou mais vezes deve ser motivo de comemoração (sinal que o policial está vivo), e não de condenação. Já os excessos dos jornalistas…”, adicionou Bolsonaro através de uma postagem no Twitter.

A declaração sobre prisão de jornalistas vem em meio à inúmeras declarações de Bolsonaro contra a imprensa, entre elas a que aventou a possibilidade de prender o jornalista Glenn Greenwald, do The Intercept Brasil, por conta das matérias com diálogos de procuradores da Lava Jato e de seu ministro, Sérgio Moro.


Você pode fazer o jornalismo da Fórum ser cada vez melhor

A Fórum nunca foi tão lida como atualmente. Ao mesmo tempo nunca publicou tanto conteúdo original e trabalhou com tantos colaboradores e colunistas. Ou seja, nossos recordes mensais de audiência são frutos de um enorme esforço para fazer um jornalismo posicionado a favor dos direitos, da democracia e dos movimentos sociais, mas que não seja panfletário e de baixa qualidade. Prezamos nossa credibilidade. Mesmo com todo esse sucesso não estamos satisfeitos.

Queremos melhorar nossa qualidade editorial e alcançar cada vez mais gente. Para isso precisamos de um número maior de sócios, que é a forma que encontramos para bancar parte do nosso projeto. Sócios já recebem uma newsletter exclusiva todas as manhãs e em julho terão uma área exclusiva.

Fique sócio e faça parte desta caminhada para que ela se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Apoie a Fórum