Ouça o Fórumcast, o podcast da Fórum
09 de agosto de 2019, 18h47

Bolsonaro à imprensa: “Se excesso jornalístico desse cadeia, vocês estariam presos”

Presidente insiste em tratar a imprensa como inimiga de seu governo

Reprodução/YouTube

O presidente Jair Bolsonaro, como de costume, voltou a tecer ataques contra a imprensa. Em entrevista concedida no Palácio da Alvorada, em Brasília, nesta sexta-feira (9), o capitão da reserva falou sobre a possibilidade de prender jornalistas.

“Se excesso jornalístico desse cadeia, vocês estariam todos presos, tá certo?”, disparou.

A fala sobre os jornalistas foi feita após uma explanação do ministro da Justiça, Sérgio Moro, sobre o projeto de excludente de ilicitude, apresentado por ele ao Congresso. A proposta faz parte do pacote anticrime que está parado na Câmara dos Deputados.

A medida visa isentar de punição aquele que reagir a um ato de violência, como um assalto, e a atitude resultar em morte.

“Queremos tirar o ‘excesso’ do Código Penal, afinal atirar num bandido duas ou mais vezes deve ser motivo de comemoração (sinal que o policial está vivo), e não de condenação. Já os excessos dos jornalistas…”, adicionou Bolsonaro através de uma postagem no Twitter.

A declaração sobre prisão de jornalistas vem em meio à inúmeras declarações de Bolsonaro contra a imprensa, entre elas a que aventou a possibilidade de prender o jornalista Glenn Greenwald, do The Intercept Brasil, por conta das matérias com diálogos de procuradores da Lava Jato e de seu ministro, Sérgio Moro.


Quantas matérias por dia você lê da Fórum?

Você já pensou nisso? Em quantas vezes por dia você lê conteúdos esclarecedores, sérios, comprometidos com os interesses do povo e a soberania do Brasil e que têm a assinatura da Fórum? Pois então, que tal fazer parte do grupo que apoia este projeto? Que tal contribuir pra que ele fique cada vez maior. Bora lá. Apoie já.

Apoie a Fórum