Seja #sóciofórum. Clique aqui e saiba como
11 de fevereiro de 2019, 17h05

Câmara de Santos aprova moção de solidariedade à Fórum contra Bolsonaro

A revista Fórum e o fotógrafo Lula Marques foram vítimas de “ataque ao exercício de suas prerrogativas profissionais com a ação proposta pelo Presidente da República”, disse a vereadora Telma de Souza, autora da iniciativa

Foto: Reprodução/Facebook/Telma de Souza

A Câmara Municipal de Santos, no litoral de São Paulo, por iniciativa da vereadora Telma de Souza (PT), aprovou uma moção de solidariedade à Revista Fórum, por conta do processo movido por Jair Bolsonaro e seu filho Eduardo contra o veículo e o repórter-fotográfico Lula Marques.

Na justifica, Telma diz que “nos últimos tempos os ataques à imprensa e aos jornalistas têm crescido em nosso país e representam um sério risco à democracia e à liberdade. Vários têm sido os relatos de agressão física e também através das redes sociais, onde jornalistas e profissionais do setor têm sido vítimas de ameaças. Os veículos de imprensa livre, que realizam um trabalho importante especialmente no campo do jornalismo investigativo e também para a circulação de ideias, correm ainda mais risco com o cerco econômico e a intimidação judicial”.

Em outro trecho, a vereadora acrescenta: “Recentemente a revista Fórum, cuja redação funciona em nossa Cidade, e o fotógrafo Luiz Araújo Marques, o Lula Marques, foram vítimas desse tipo de ataque ao exercício de suas prerrogativas profissionais com a ação proposta pelo Presidente da República”.

Ela finaliza: “A imprensa livre e independente é pilar do estado democrático de direito e deve ser sempre objeto de cuidado e defesa”. Em seguida, Telma requer o envio “congratulações de solidariedade à Revista Fórum e ao fotógrafo Luiz Araújo Marques, por conta da ação judicial de que são vítimas pelo exercício das suas prerrogativas profissionais”.

O caso

No dia 18 de janeiro, a Fórum recebeu na sua sede um mandado de citação postal de um processo movido pelo atual presidente da República, Jair Bolsonaro, e por seu filho, o deputado federal, Eduardo Bolsonaro.

A revista está sendo processada junto com o fotógrafo Luiz Araújo Marques, o Lula Marques. O motivo é a publicação feita por ele e veiculada pela Fórum de uma conversa de Bolsonaro com Eduardo, em que num dado momento o pai diz que não vai visitar o filho na Papuda.

Vejam aqui a moção de solidariedade.

Nossa sucursal em Brasília já está em ação. A Fórum é o primeiro veículo a contratar jornalistas a partir de financiamento coletivo. E para continuar o trabalho precisamos do seu apoio. Saiba mais.


Quantas matérias por dia você lê da Fórum?

Você já pensou nisso? Em quantas vezes por dia você lê conteúdos esclarecedores, sérios, comprometidos com os interesses do povo e a soberania do Brasil e que têm a assinatura da Fórum? Pois então, que tal fazer parte do grupo que apoia este projeto? Que tal contribuir pra que ele fique cada vez maior. Bora lá. Apoie já.

Apoie a Fórum