Seja #sóciofórum. Clique aqui e saiba como
19 de novembro de 2019, 06h23

Com medo de efeito Chile, Merval diz que Bolsonaro mandou Guedes reduzir ritmo de agenda neoliberal

"O fantasma do Chile e das manifestações de 2013 no Brasil fazem com que Bolsonaro mande Guedes tirar o pé do acelerador", diz o colunista do jornal O Globo

Paulo Guedes e Bolsonaro (Foto: Marcos Corrêa/PR)

Com medo do que está acontecendo com o colega Sebastián Piñera no Chile, que enfrenta uma convulsão social contra as mesmas políticas neoliberais que tenta implantar no Brasil, Jair Bolsonaro mandou o seu ministro da Economia, Paulo Guedes, tirar o pé do acelerador, segundo o colunista do jorna O Globo, Merval Pereira, em artigo nesta terça-feira (19).

“O fantasma do Chile e das manifestações de 2013 no Brasil fazem com que Bolsonaro mande Guedes tirar o pé do acelerador. Lá como cá, a motivação foi o aumento da tarifa dos transportes públicos, que levou os estudantes às ruas”, escreve Merval, ressaltando que a pauta dos protestos no Chile foi ampliada “em reivindicações latentes, como o combate à corrupção e a melhoria dos serviços públicos em geral”.

Evitando atacar as medidas antipopulares do neoliberalismo, o colunista d’O Globo diz que “o modelo liberal implantado ainda na ditadura de Pinochet, que não foi alterado substancialmente mesmo nos governos socialistas, está em debate”.

“Um dos pontos mais afetados pela percepção popular de injustiça social é a falta de garantias sociais, como o modelo de Previdência por capitalização. Esse mesmo modelo era uma das principais medidas propostas pela equipe econômica de Paulo Guedes, que trabalhou no Chile durante a ditadura de Pinochet”.

Notícias relacionadas


Quantas matérias por dia você lê da Fórum?

Você já pensou nisso? Em quantas vezes por dia você lê conteúdos esclarecedores, sérios, comprometidos com os interesses do povo e a soberania do Brasil e que têm a assinatura da Fórum? Pois então, que tal fazer parte do grupo que apoia este projeto? Que tal contribuir pra que ele fique cada vez maior. Bora lá. Apoie já.

Apoie a Fórum