Seja #sóciofórum. Clique aqui e saiba como
23 de dezembro de 2019, 10h18

Conheça em prints a saga Flávio, o filho do presidente que não tem sobrenome na mídia tradicional e de direita

Veículos como O Globo, Folha, Estadão, Jornal da Cidade, UOL, O Antagonista e Metrópoles adotaram a prática de esconder nas manchetes o sobrenome do filho mais velho de Jair Bolsonaro

Flávio Bolsonaro - Reprodução

Apesar do envolvimento de Flávio Bolsonaro no escândalo da “rachadinha”, veículos da mídia tradicional e de direita “combinaram” uma forma de tirar de suas manchetes o sobrenome Bolsonaro, como se isso fizesse com que o presidente não fosse, de fato, atingido pela crise.

Vejamos algumas manchetes de boa parte dos principais veículos com esse perfil: “Suspeito de lavagem de dinheiro, Flávio batalha para reduzir aluguel de loja” (Folha de S. Paullo); “Flávio precisa de explicar” (O Estado de S. Paulo); “’Flávio é senador, não vendedor de chocolate’, diz defesa sobre valores” (UOL); “Flávio quer reduzir aluguel de loja de chocolate” (O Antagonista).

Não é sócio Fórum? Quer ganhar 3 livros? Então clica aqui.

E mais: “MPRJ: Flávio relatou lucro 82% maior do que declarou à Receita” (Metrópoles); “MP: Flávio disse ter lucro 82% superior ao declarado” (O Globo); “Americano que vendeu imóveis a Flávio é acusado de golpe e está desaparecido” (O Antagonista); “O caso Flávio, a hipocrisia generalizada e o empreguismo em gabinetes de parlamentares que alimenta a corrupção” (Jornal da Cidade); “Análise: investigação sobre Flávio evitou contestações e ganhou celeridade” (O Estado de S. Paulo).

A “moda” pegou depois que o portal Globo.com exibiu uma manchete chamando o filho mais velho do presidente de “Flávio B.”. Em seguida, O Globo decidiu chamar o senador apenas de “Flávio”, escondendo o sobrenome do clã. A prática ganhou várias adesões.

Protestos

A ideia vem causando protestos nas redes sociais: “Eis que surge na imprensa brasileira o mecanismo para esconder o sobrenome ‘Bolsonaro’ nos casos que indicam corrupção. Fiquem atentos. Iniciou com o Flávio B, agora é só o Flávio”, criticou o jornalista George Marques.

“Qual o sobrenome dele? Flávio é nome artístico?”, questionou a cantora Teresa Cristina. “Mas Flávio de qual família? O ladrão é filho de quem?”, perguntou ainda o jornalista Vinícius Sacramento.

Outro usuário ainda ironizou a diferença na abordagem do Clã Bolsonaro para a família de Lula. “Qual é o sobrenome do Flávio? Inácio Lula da Silva? É BOLSONARO! O FILHO DO PRESIDENTE!”, disse.


Quantas matérias por dia você lê da Fórum?

Você já pensou nisso? Em quantas vezes por dia você lê conteúdos esclarecedores, sérios, comprometidos com os interesses do povo e a soberania do Brasil e que têm a assinatura da Fórum? Pois então, que tal fazer parte do grupo que apoia este projeto? Que tal contribuir pra que ele fique cada vez maior. Bora lá. Apoie já.

Apoie a Fórum