No rastro do crime ambiental nas praias do Nordeste
23 de março de 2018, 18h50

Direita brasileira inventa capa do Charlie Hebdo criticando Lula e o STF

Uma montagem amadora feita com base em uma capa do jornal satírico francês vem circulando nas redes sociais e em grupos de mensagem como se fosse verdade

Circula com força nas redes sociais e aplicativos de mensagem como o Whatsapp, desde a noite desta quinta-feira (22), uma montagem um tanto quanto mal feita de uma capa do jornal satírico francês Charlie Hebdo criticando o Supremo Tribunal Federal (STF) brasileiro e o ex-presidente Lula. Um desenho do petista apertando as nádegas da estátua da Justiça aparece com a frase, em francês: “O Supremo brasileiro é uma merda”.

Criada por grupos direitistas, a imagem não passa de uma mentira. O jornal francês jamais fez qualquer capa com menção a Lula ou ao STF brasileiro. Sem cuidado algum, os idealizadores da montagem usaram como base a capa do jornal de 19 de setembro de 2012, com todas as notícias idênticas. Foi alterada somente a imagem em destaque.

A própria imagem em destaque com o desenho de Lula, por sua vez, se trata de um plágio. Ela foi baseada em uma charge de um jornal peruano em que o personagem satirizado é o ex-presidente do país Alan Garcia.

Confira, abaixo, a montagem e, na sequência, a capa original do Charlie Hebdo e a charge plagiada.

Montagem falsa

Capa do Charlie Hebdo

Charge plagiada


Quantas matérias por dia você lê da Fórum?

Você já pensou nisso? Em quantas vezes por dia você lê conteúdos esclarecedores, sérios, comprometidos com os interesses do povo e a soberania do Brasil e que têm a assinatura da Fórum? Pois então, que tal fazer parte do grupo que apoia este projeto? Que tal contribuir pra que ele fique cada vez maior. Bora lá. Apoie já.

Apoie a Fórum