Fórumcast, o podcast da Fórum
16 de abril de 2019, 15h06

Duas medidas: Bolsonaro defende liberdade de expressão, mas processa Fórum

Enquanto antagoniza com o STF para defender propagadores de fake news e veículos da extrema-direita, Bolsonaro processa a Fórum e o fotógrafo Lula Marques

Foto que fez com que Bolsonaro abrisse processo contra a Fórum (Foto: Lula Marques)

Em meio ao levante do Supremo Tribunal Federal (STF) contra propagadores de fake news e veículos de comunicação da extrema-direita, Jair Bolsonaro se insurgiu contra o inquérito levado a cabo por Alexandre de Moraes, a mando de Dias Toffoli, e antagonizou as determinações judiciais nas redes, defendendo aquilo que considera “liberdade de expressão”.

Poucas horas antes, seu filho, o vereador Carlos Bolsonaro (PSC/RJ), que administra as redes sociais do pai já havia adiantado o recado, publicando em seu Twitter uma imagem sobre o que seria o compromisso do capitão em favor da liberdade de expressão e de imprensa ainda durante a campanha.

Entretanto, desde sempre, Bolsonaro sempre usou outra medida com os setores da mídia que considera inimiga, incluindo esta Fórum, que foi o primeiro veículo de comunicação a ser processado pelo capitão em seu mandato na Presidência da República.

A revista está sendo processada junto com o fotógrafo Luiz Araújo Marques, o Lula Marques. O motivo é a publicação feita por ele e publicada pela Fórum de uma conversa de Bolsonaro com o filho, Eduardo Bolsonaro (PSL/SP), em que num dado momento o pai diz que não vai visitar o filho na Papuda.

“Na verdade essa é a forma que a família Bolsonaro encontrou para nos ameaçar e tentar nos intimidar, mas já aviso que isso não nos fará mudar em nada nossa linha editorial. Bolsonaro e seus filhos têm que explicar o esquema Queiroz e o enriquecimento com compra e venda de imóveis. A Fórum não tem nada que explicar. Temos é que continuar fazendo jornalismo. E é o que faremos”, afirma Renato Rovai, editor da Fórum.


Quantas matérias por dia você lê da Fórum?

Você já pensou nisso? Em quantas vezes por dia você lê conteúdos esclarecedores, sérios, comprometidos com os interesses do povo e a soberania do Brasil e que têm a assinatura da Fórum? Pois então, que tal fazer parte do grupo que apoia este projeto? Que tal contribuir pra que ele fique cada vez maior. Bora lá. Apoie já.

Apoie a Fórum