Seja #sóciofórum. Clique aqui e saiba como
23 de dezembro de 2019, 08h35

Elogio de José Padilha a Freixo é censurado na edição impressa de O Globo

O diretor elogiou a atuação do deputado federal como "uma exceção" na política brasileira

Marcelo Freixo - Foto: Mídia Ninja

José Padilha, diretor da série de ficção “O Mecanismo”, livremente baseada em acontecimentos políticos do Brasil, elogiou a atuação do deputado federal Marcelo Freixo (PSOL-RJ) como “uma exceção” na política brasileira, mas o trecho foi cortado na edição impressa do jornal O Globo.

“Sempre enfrentei o crime organizado e a corrupção na política”, escreveu Freixo, em sua página no Facebook. “No Rio, denunciei o esquema da turma do Cabral, Pezão e Eduardo Paes, que saqueou a nossa cidade. Por isso, agradeço o elogio do Zé Padilha ao meu trabalho e lamento que O Globo tenha cortado esse trecho da edição impressa”, disse.

Não é sócio Fórum? Quer ganhar 3 livros? Então clica aqui.

No mesmo post, publicou a resposta censurada.

O Globo – Na minissérie “Mecanismo”, os políticos ou são oportunistas, ou são ladrões ou são as duas coisas. Essa é a sua opinião?

José  Padilha– Vamos olhar isso sobre o prisma darwinista? O que Darwin explicou é que existem processos de seleção em certos nichos ecológicos e sobrevivem os organismos que se adaptam melhor àquele nicho. Se você olhar a forma pela qual a campanha política é feita no Brasil, que tipo de gente a campanha política seleciona? Se para me eleger, preciso receber dinheiro de caixa 2, preciso ter conta na Suíça, então só gente que está disposta a fazer isso vai jogar o jogo político. Tem exceções? Tem o Marcelo Freixo, mas evidentemente que a estrutura seletiva do mecanismo não seleciona as pessoas com maior apreço pela ética para serem políticos no Brasil.

Padilha também é diretor de “Tropa de Elite” e “Ônibus 174”.


Quantas matérias por dia você lê da Fórum?

Você já pensou nisso? Em quantas vezes por dia você lê conteúdos esclarecedores, sérios, comprometidos com os interesses do povo e a soberania do Brasil e que têm a assinatura da Fórum? Pois então, que tal fazer parte do grupo que apoia este projeto? Que tal contribuir pra que ele fique cada vez maior. Bora lá. Apoie já.

Apoie a Fórum