#Fórumcast, o podcast da Fórum
08 de novembro de 2019, 22h35

Em dia de Lula Livre, JN, da Globo, começa pela queda do Muro de Berlim

Jornal Nacional ofusca importância da libertação do ex-presidente Lula e faz campanha por aprovação de PEC no Congresso

Foto: Reprodução/TV Globo

O Jornal Nacional, da Rede Globo, levou ao ar nesta sexta-feira (8) uma edição que deu destaque ao noticiário internacional ao invés do local, abrindo o telejornal com os 30 anos da queda do Muro de Berlim. A matéria sobre a libertação do ex-presidente Lula ficou para o segundo bloco.

Uma reportagem sobre os 30 anos da queda do Muro de Berlim foi o que abriu a edição. A derrota da União Soviética na ocasião e o retorno do nacionalismo na Alemanha foram exibidos, em um suposto paralelo com o Brasil.

Com destaque a uma suposta rapidez na libertação do ex-presidente, o JN comentou sobre a soltura de outros condenados pela Lava Jato que também cumpriam a execução antecipada da pena. O governador Sérgio Cabral, que está preso por prisão preventiva e não por ter sido condenado em segunda instância, também apareceu na matéria, apesar de ser feita tal ressalva. Um curto trecho do discurso de Lula, em que ele exaltava o amor para vencer o ódio, foi exibido.

O telejornal ainda destacou a possibilidade do Poder Legislativo aprovar uma Proposta de Emenda Constitucional (PEC) que permita a execução antecipada da pena após condenação em segunda instância. Dois parlamentares, ambos a favor da aprovação do texto, foram entrevistados.

Outras emissoras

A decisão de ofuscar a importância da libertação de Lula não foi exclusividade da Rede Globo. Segundo o Viomundo, na Band e no SBT  também foi dado pouco espaço para o ex-presidente. “JN colocou o Lula depois da previsão do tempo. Na Band o Lula só mastigou palavras. No SBT, algumas palavras, pueris. Na Globo, não tem Lula acusando a Globo de liderar a quadrilha. O jornalismo brasileiro vale pelo que NÃO noticia”, publicou o veículo em suas redes sociais.

Notícias relacionadas


Quantas matérias por dia você lê da Fórum?

Você já pensou nisso? Em quantas vezes por dia você lê conteúdos esclarecedores, sérios, comprometidos com os interesses do povo e a soberania do Brasil e que têm a assinatura da Fórum? Pois então, que tal fazer parte do grupo que apoia este projeto? Que tal contribuir pra que ele fique cada vez maior. Bora lá. Apoie já.

Apoie a Fórum