Seja #sóciofórum. Clique aqui e saiba como
05 de novembro de 2019, 07h40

Em duro editorial, O Globo afirma que Bolsonaro não comunga dos valores democráticos mais básicos

O jornal só esquece de dizer que durante o processo eleitoral fez vista grossa a essa característica porque precisava de alguém para manter o golpe de 2016

Bolsonaro, Moro e João Roberto Marinho, um dos herdeiros da Globo (Montagem)

Linha auxiliar de Sergio Moro no processo que levou ao golpe parlamentar e tirou Lula das eleições presidenciais em 2018, o Grupo Globo, em editorial nesta quarta-feira (5) no jornal O Globo, criticou duramente a postura de Jair Bolsonaro após o presidente decretar guerra à família Marinho pela reportagem que o liga ao assassinato da vereadora Marielle Franco (PSol) e do motorista Anderson Gomes.

Leia também: Com Bolsonaro, a Globo prova de seu próprio veneno

“O presidente Jair Bolsonaro não tem apreço pela imprensa independente e profissional. Não tinha durante a campanha e continuou sem ter desde o primeiro dia no cargo”, afirma o texto, sem citar, no entanto, que o grupo Globo fez vista grossa a essa característica com o único intuito de negar a Lula o direito de ser candidato nas eleições de 2018, apresentando o “capitão” como uma alternativa “democrática” ao golpe.

O editorial diz ainda que Bolsonaro quer “apenas uma imprensa que o bajule e que não busque noticiar os fatos como eles são, mas como ele gostaria que fossem” e se defende das palavras do presidente, que em live após a divulgação da notícia no Jornal Nacional, xingou os jornalistas e os donos da emissora.

“Chamá-los de patifes, canalhas e porcos não diz nada deles, mas muito dos valores de quem profere insultos tão indignos. É preciso repudiar tal atitude do presidente da forma mais veemente possível e denunciá-la como a de um homem que, hoje não se tem mais ilusões, não comunga dos valores democráticos mais básicos”, afirma, ressaltando que são 94 anos – em referência ao jornal impresso – de jornalismo e que “o tempo dirá o lugar que o presidente reservará para si”.

Leia o editorial d’O Globo na íntegra

Notícias relacionadas


Quantas matérias por dia você lê da Fórum?

Você já pensou nisso? Em quantas vezes por dia você lê conteúdos esclarecedores, sérios, comprometidos com os interesses do povo e a soberania do Brasil e que têm a assinatura da Fórum? Pois então, que tal fazer parte do grupo que apoia este projeto? Que tal contribuir pra que ele fique cada vez maior. Bora lá. Apoie já.

Apoie a Fórum