Fórumcast, o podcast da Fórum
10 de setembro de 2019, 06h27

Em novo estilo, Reinaldo Azevedo participa de ato no Largo São Francisco

O jornalista trocou o chapéu pela boina e foi defender os jornalistas do The Intercept

Foto: Reprodução

O Salão Nobre da Faculdade de Direito da USP, no largo São Francisco, região central de São Paulo, recebeu na segunda-feira (9) um ato em defesa da democracia e da liberdade de expressão no Brasil. Com auditório lotado, um dos convidados presentes foi Reinaldo Azevedo, colunista da Folha de S.Paulo. Reinaldo apareceu de visual novo – trocou o tradicional chapéu pela boina – e discursou em defesa do ex-presidente Lula, também mostrando apoio aos jornalistas do The Intercept Brasil, responsáveis pela Vaza Jato.

Se você curte o jornalismo da Fórum clique aqui. Em breve, você terá novidades que vão te colocar numa rede em que ninguém solta a mão de ninguém

“[…] Vazaram uma conversa dele. Luiz Inácio Lula da Silva sabe desde quando eu digo que não há provas contra ele”, disse o jornalista. Ovacionado, ele prossegue: “E fiz um desafio. Quero que peguem a sentença de Sergio Moro e me falem em que página está a prova”.

Além do colunista, os próprios jornalistas do Intercept também estavam presentes no ato. Leandro Demori e Glenn Greenwald falaram sobre as reportagens  recentes da Vaza Jato envolvendo o vazamento seletivo de um dos telefonemas do ex-presidente Lula, o mesmo que ficou famoso em 2016, época em que Dilma Rousseff havia o convidado para fazer parte de seu governo.

“Diante do atual cenário brasileiro, a manifestação tem como objetivo afirmar a importância da atividade jornalística como um dos pilares da sociedade democrática e agrupar cidadãs, cidadãos, entidades sindicais e sociedade civil em defesa da democracia”, dizia nota divulgada pelas entidades sobre o evento.

O evento foi organizado pelo Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado de São Paulo, OAB (Ordem dos Advogados do Brasil), Fenaj (Federação Nacional dos Jornalistas), ABI (Associação Brasileira de Imprensa) e Instituto Vladimir Herzog, além dos centros acadêmicos da USP Lupe Cotrim, Vladimir Herzog e 11 de Agosto.

Veja como foi o ato no Largo São Francisco no canal de Rogério Matuck:


Você pode fazer o jornalismo da Fórum ser cada vez melhor

A Fórum nunca foi tão lida como atualmente. Ao mesmo tempo nunca publicou tanto conteúdo original e trabalhou com tantos colaboradores e colunistas. Ou seja, nossos recordes mensais de audiência são frutos de um enorme esforço para fazer um jornalismo posicionado a favor dos direitos, da democracia e dos movimentos sociais, mas que não seja panfletário e de baixa qualidade. Prezamos nossa credibilidade. Mesmo com todo esse sucesso não estamos satisfeitos.

Queremos melhorar nossa qualidade editorial e alcançar cada vez mais gente. Para isso precisamos de um número maior de sócios, que é a forma que encontramos para bancar parte do nosso projeto. Sócios já recebem uma newsletter exclusiva todas as manhãs e em julho terão uma área exclusiva.

Fique sócio e faça parte desta caminhada para que ela se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Apoie a Fórum