Fórumcast, o podcast da Fórum
30 de dezembro de 2018, 10h18

Enquanto ‘Folha’ censura, francês ‘Le Monde’ destaca na capa: “Extrema direita no Brasil”

"Brasil: extrema direita chega ao poder" é a manchete de capa do jornal francês Le Monde deste domingo (30), que traz uma matéria crítica à eleição de Jair Bolsonaro e fala sobre a "vitória dos nostálgicos da ditadura"; enquanto isso, no Brasil, Folha de S. Paulo proíbe jornalistas de usar o termo "extrema direita" para se referir ao presidente eleito

Reprodução

O jornal francês Le Monde, um dos mais respeitados do mundo, dedicou a manchete de capa de sua edição impressa deste domingo (30) ao Brasil. Em letras garrafais, o periódico destaca: “Brasil: extrema direita chega ao poder”.

A matéria da manchete em questão contém um tom crítico à eleição de Jair Bolsonaro, prestes a tomar posse. O jornal diz que a ascensão do capitão da reserva representa a vitória dos militares e dos “nostálgicos da ditadura”.

Matéria de capa do ‘Le Monde’ destaca ascensão da extrema direita no Brasil (Reprodução)

Enquanto isso, no Brasil, a imprensa tradicional minimiza as posições extremistas do presidente eleito. Durante a campanha, por exemplo, a Fórum noticiou com exclusividade que a direção do jornal Folha de S. Paulo, um dos maiores do país, proibiu seus jornalistas de usarem o termo “extrema direita” para se referir a Jair Bolsonaro. Relembre aqui.


Quantas matérias por dia você lê da Fórum?

Você já pensou nisso? Em quantas vezes por dia você lê conteúdos esclarecedores, sérios, comprometidos com os interesses do povo e a soberania do Brasil e que têm a assinatura da Fórum? Pois então, que tal fazer parte do grupo que apoia este projeto? Que tal contribuir pra que ele fique cada vez maior. Bora lá. Apoie já.

Apoie a Fórum