Seja #sóciofórum. Clique aqui e saiba como
01 de agosto de 2018, 11h35

Estudo aponta que 60% dos tweets durante Roda Viva eram críticos a Bolsonaro

Dos quase 1,4 milhões de tweets disparados durante o programa Roda Viva, da TV Cultura, nesta segunda (30), mais de 850 mil criticavam Bolsonaro e apenas 400 mil eram positivos

Foto: Reprodução/TV Cultura

Segundo estudo divulgado pelo especialista em redes Fábio Malini, professor da Universidade Federal do Espírito Santo e coordenador do Laboratório de Estudos sobre Imagem e Cibercultura (Labic), de cada 10 tweets disparados durante o programa Roda Viva com o deputado federal Jair Bolsonaro, 60% deles criticavam o parlamentar. Outros 30% eram elogiosos e 10% eram neutros.

Durante o programa foram publicados 1.306.647 tweets e foram feitos 703.323 retweets, em interações geradas por 226.851 perfis, mostrando que a boa audiência do programa alimentou comentários na rede social.  Para Malini, “Bolsonaro atrai audiência da TV para a Internet e vice-versa e gera ibope, como costuma dizer Bolsonaro”.

No entanto, o especialista da Universidade Federal do Espírito Santo adiciona uma observação que reforça o viés negativo das interações no Twitter sobre o programa: “a equipe de campanha de Bolsonaro quase não explorou os vídeos do programa. Ou seja, pelo jeito, o desempenho do capitão no Roda Viva não foi aquilo que se esperava”.

Isso desmonta um dos mitos sobre Bolsonaro: de que ele é melhor avaliado na Internet, sem o filtro das mídias tradicionais. E representa uma ameaça à sua estratégia eleitoral, fortemente baseada na Internet, uma vez que o candidato do PSL conta com apenas 11 segundos no horário eleitoral de 25 minutos.


Quantas matérias por dia você lê da Fórum?

Você já pensou nisso? Em quantas vezes por dia você lê conteúdos esclarecedores, sérios, comprometidos com os interesses do povo e a soberania do Brasil e que têm a assinatura da Fórum? Pois então, que tal fazer parte do grupo que apoia este projeto? Que tal contribuir pra que ele fique cada vez maior. Bora lá. Apoie já.

Apoie a Fórum