O que o brasileiro pensa?
10 de maio de 2020, 22h34

Fantástico faz reportagem sobre coronavírus na América do Sul e coloca Brasil como ameaça regional

O Brasil registra duas vezes mais mortes de Covid-19 do que todos os demais países da região

Reprodução/TV Globo

O Fantástico, da TV Globo, deste domingo (10) fez uma longa reportagem contrapondo as ações de controle de contágio do coronavírus em países da América do Sul em com a resistência do governo brasileiro em decretar isolamento social rígido.

A revista eletrônica destacou que o Brasil, com 11,1 mil vítimas fatais, possui mais do que o dobro do número de mortos registrados em todos os outros países do subcontinente, 4,7 mil.

As declarações dos presidentes Alberto Fernández, da Argentina, e Mario Abdo Benítez, do Paraguai, de que o Brasil é um risco para a região foram pontuadas pela apresentadora Poliana Abritta logo na abertura da matéria.

Os dois países ganharam destaque na reportagem de Raphael Sibilla no telejornal. Com uma quarentena forte, os dois países vizinhos registram marcas bem abaixo da do Brasil.

“Obviamente é um risco muito grande […] Por isso eu digo que não entendo quando se fala com tanta irresponsabilidade, na verdade eu não entendo”, diz Fernández em trecho de entrevista reproduzido pela revista.

“Nem passa pela cabeça reabrir fronteiras com o Brasil”, disse Abdo, por sua vez.

As medidas adotadas pela Colômbia também ganharam espaço. O país determinou que as pessoas só podem sair de casa uma vez por semana de acordo com o último dígito do RG.

Jarbas Barbosa, vice-diretor da OPAS, criticou o governo Bolsonaro. “Quem esperou muito para adotar medidas de restrição passa por uma explosão de casos”, declarou.


Quantas matérias por dia você lê da Fórum?

Você já pensou nisso? Em quantas vezes por dia você lê conteúdos esclarecedores, sérios, comprometidos com os interesses do povo e a soberania do Brasil e que têm a assinatura da Fórum? Pois então, que tal fazer parte do grupo que apoia este projeto? Que tal contribuir pra que ele fique cada vez maior. Bora lá. Apoie já.

Apoie a Fórum