Ouça o Fórumcast, o podcast da Fórum
22 de outubro de 2019, 13h40

Fórum lança vaquinha para reportagem especial sobre as praias no Nordeste

Ajude a Revista Fórum a mergulhar na realidade dessa grande tragédia

Reprodução

A Revista Fórum abriu nesta terça-feira (22) uma vaquinha virtual que visa arrecadar fundos para um projeto especial sobre as praias do Nordeste. O dinheiro será destinado para a realização de uma reportagem exclusiva e investigativa sobre os detalhes deste que é o maior desastre ambiental da história no litoral brasileiro em termos de extensão. Para apoiar o projeto, basta acessar este link.

O litoral da região sofre desde o início setembro com vazamento de petróleo, comprometendo mais de 200 praias e seus ecossistemas. Portanto, através da reportagem da Fórum, será possível revelar quais são os reais impactos desta tragédia no meio ambiente, na vida das pessoas e na economia das regiões afetadas.

A meta da Fórum é chegar em pelo menos R$13 mil, valor que possibilita a realização do projeto que vai entregar um conteúdo exclusivo, especial e com um olhar único sobre essa enorme tragédia. No entanto, se a vaquinha alcançar os R$ 20 mil, será possível realizar um mini documentário sobre a tragédia, além da reportagem especial.

Principais vítimas

Quem depende do mar como meio de vida têm sido as principais vítimas dessa tragédia ambiental: pescadores, marisqueiras, donos de quiosques, vendedores ambulantes. A proposta de pauta deste projeto especial é dar voz a estes personagens e mostrar os prejuízos que o maior desastre ecológico em extensão da história do Brasil tem causado.

Para viabilizar o tema, a Fórum também irá contatar associações e colônias de pescadores das praias de Pernambuco (ou, a depender de uma possível ampliação da reportagem – de Estados vizinhos, como Alagoas e Paraíba), de vendedores ambulantes e de pescado nas praias da região.

Quem realiza

O responsável pela reportagem especial será Wilfred Gadêlha, jornalista formado pela Universidade Federal de Pernambuco. Gadêlha atuou como repórter e editor de periódicos como Diário de Pernambuco e Jornal do Commercio, cobriu assuntos como o terremoto do Haiti, a visita do papa Bento XVI ao Brasil, cúpulas Brasil-União Europeia e esteve nos Estados Unidos a convite do Departamento de Estado, além de publicar textos em IstoÉ, O Estado de S. Paulo e O Globo.

Ainda, é autor do livro “Pesado – Origem e Consolidação do Metal em Pernambuco”, que já está em sua segunda edição. Também escreveu o argumento e o roteiro e conduziu as entrevistas do documentário “Pesado – Que Som É Esse Que Vem de Pernambuco?”.

 

Notícias relacionadas


Quantas matérias por dia você lê da Fórum?

Você já pensou nisso? Em quantas vezes por dia você lê conteúdos esclarecedores, sérios, comprometidos com os interesses do povo e a soberania do Brasil e que têm a assinatura da Fórum? Pois então, que tal fazer parte do grupo que apoia este projeto? Que tal contribuir pra que ele fique cada vez maior. Bora lá. Apoie já.

Apoie a Fórum