No rastro do óleo do Nordeste
24 de junho de 2019, 09h18

Glenn diz que aprendeu com caso WikiLeaks/Snowden estratégia de divulgação da Vaza Jato

Fundador do site The Intercept, Glenn Greenwald comentou estratégia adotada no Vaza Jato: "o jeito mais responsável e informativo de divulgar este arquivo é usar um processo jornalístico rigoroso"

Foto: Reprodução

O jornalista Glenn Greenwald, editor fundador do The Intercept Brasil, usou as redes sociais para comentar a estratégia adotada para a divulgação do amplo material da Vaza Jato, com mais de três anos de conversas de procuradores da força-tarefa da Lava Jato e do ex-juiz federal Sérgio Moro. Greenwald disse que tem como aprendizado as reportagens do caso WikiLeaks, que lhe renderam prêmio Pullitzer.

Inscreva-se no nosso Canal do YouTube, ative o sininho e passe a assistir ao nosso conteúdo exclusivo

“Aprendi com a reportagem de Snowden e WikiLeaks: se publicar o arquivo completo, será acusado de ser imprudente, invadir a privacidade e afogar o público em demasiada informação; se publicar com cuidado, um artigo de cada vez, será acusado de ‘divulgação parcial e seletiva'”, publicou Glenn no Twitter.

O jornalista ainda comentou sobre a euforia do público em ver tudo o mais rápido possível, dizendo que é importante prezar por uma divulgação responsável e informativa. “É natural que o público queira ver tudo o mais rápido possível. E eles vão: tudo. Mas o jeito mais responsável e informativo de divulgar este arquivo é usar um processo jornalístico rigoroso, em parceria com outros. Pode levar mais tempo, mas o impacto e o valor serão maiores”, tuitou.


Quantas matérias por dia você lê da Fórum?

Você já pensou nisso? Em quantas vezes por dia você lê conteúdos esclarecedores, sérios, comprometidos com os interesses do povo e a soberania do Brasil e que têm a assinatura da Fórum? Pois então, que tal fazer parte do grupo que apoia este projeto? Que tal contribuir pra que ele fique cada vez maior. Bora lá. Apoie já.

Apoie a Fórum