Ouça o Fórumcast, o podcast da Fórum
08 de outubro de 2019, 17h37

Glenn Greenwald participa de evento na PUC-SP em meio a ameaças

O editor do site The Intercept Brasil participará de uma mesa de debate sobre a Vaza Jato e informações internas da PUC dão conta de que o jornalista estaria recebendo ameaças para que não compareça ao evento; saiba mais

Glenn Greenwald (Reprodução)

A Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) organizou para esta terça-feira (8), no Tuca, o teatro da universidade, um debate com o jornalista Glenn Greenwald sobre a Vaza Jato. O evento faz parte da Semana de Jornalismo.

Além de Glenn, participarão da mesa de debate Sérgio D’Ávila, diretor de redação da Folha de S. Paulo, e Carla Jiménez, diretora do El País Brasil. Ambos os veículos encamparam parceria com o The Intercept Brasil na apuração e divulgação da série Vaza Jato, que revelou ao país um conluio parcial, anti-ético e até mesmo criminoso entre procuradores da operação Lava Jato e agentes da Justiça Federal, como o ex-juiz Sérgio Moro.

Informações que circulam na PUC-SP, no entanto, dão conta de que Glenn Greenwald estaria recebendo ameaças para que não compareça ao evento. Diante da tentativa de intimidação, a organização do evento pede para que o maior número possível de pessoas compareça.

O debate terá início às 19h. Saiba mais aqui.

Ameaças 

Por conta do trabalho que vem desempenhando de desnudar a operação Lava Jato, Glenn Greenwald se tornou um alvo constante de parte da direita, principalmente dos apoiadores do ex-juiz Sérgio Moro e do presidente Jair Bolsonaro.

Um dos episódios de ameaça e intimidação que ganhou mais notoriedade foi quando o jornalista participou de uma mesa de debate da Flipei – Festa Literária Pirata das Editoras Independentes (Flipei), evento paralelo à tradicional Festa Literária Internacional de Paraty (Flip), no mês de julho. Naquela situação, grupos de direita se posicionaram próximos ao local do evento e dispararam fogos de artifício para o alto e contra a própria mesa de debate, com o objetivo não só de atrapalhar o evento, como possivelmente de ferir o editor do The Intercept Brasil.

A tentativa de intimidação, no entanto, não impediu que o evento com Glenn fosse um dos mais prestigiados naquele final de semana de atrações políticas e literárias. Relembre.


Quantas matérias por dia você lê da Fórum?

Você já pensou nisso? Em quantas vezes por dia você lê conteúdos esclarecedores, sérios, comprometidos com os interesses do povo e a soberania do Brasil e que têm a assinatura da Fórum? Pois então, que tal fazer parte do grupo que apoia este projeto? Que tal contribuir pra que ele fique cada vez maior. Bora lá. Apoie já.

Apoie a Fórum