Fórumcast #20
22 de novembro de 2017, 15h59

Google esconderá notícias das agências russas RT e Sputnik

Empresa, que é norte-americana, visa coibir “propaganda russa”. As duas agências são as principais disseminadoras de notícias da Rússia por todo o mundo

Por Redação

A norte-americana Google, gigante da internet, começará a adotar um método de filtragem de notícias que esconderá links das agências russas Sputnik e RT (Russia Today). A informação foi confirmada pela própria Sputunik, que usou como base uma informação da Vice, veículo que tinha repórter presente em um fórum de segurança internacional na cidade canadense Halifax.

“O serviço para visualização e busca de notícias Google News passará a esconder as matérias do canal russo RT e da Sputnik para luta contra a ‘propaganda russa'”, diz a nota no site da Sputnik.

A medida vem pouco tempo depois de o Departamento de Justiça dos Estados Unidos incluir o RT America na lista de agentes estrangeiros que fazem propaganda de seus países fora de seu território. Por outro lado, outras mídias estrangeiras, tais como a BBC britânica, a CCTV chinesa, o canal francês France 24 ou a estação de rádio Deutsche Welle alemã não entraram na lista das empresas que estariam propagando ideais de seus países em território norte-americano.

Veja também:  Padre nega emprego a faxineira e põe culpa em cachorro: "Não gosta de negros"

Saiba mais aqui.


Você pode fazer o jornalismo da Fórum ser cada vez melhor

A Fórum nunca foi tão lida como atualmente. Ao mesmo tempo nunca publicou tanto conteúdo original e trabalhou com tantos colaboradores e colunistas. Ou seja, nossos recordes mensais de audiência são frutos de um enorme esforço para fazer um jornalismo posicionado a favor dos direitos, da democracia e dos movimentos sociais, mas que não seja panfletário e de baixa qualidade. Prezamos nossa credibilidade. Mesmo com todo esse sucesso não estamos satisfeitos.

Queremos melhorar nossa qualidade editorial e alcançar cada vez mais gente. Para isso precisamos de um número maior de sócios, que é a forma que encontramos para bancar parte do nosso projeto. Sócios já recebem uma newsletter exclusiva todas as manhãs e em julho terão uma área exclusiva.

Fique sócio e faça parte desta caminhada para que ela se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Apoie a Fórum