Seja #sóciofórum. Clique aqui e saiba como
21 de junho de 2018, 10h15

Instagram alcança 1 bilhão de usuários no mundo

Em evento em São Francisco, a rede social anunciou o crescimento e que vai lançar um aplicativo para vídeos de até uma hora

Kevin Systrom, CEO do Instagram, em evento em São francisco: "Comunidade floresce e cresce" (Foto: Divulgação)

O Instagram anunciou que chegou a 1 bilhão de usuários mensais em evento nesta quarta-feira (21) em São Francisco (EUA). Em setembro de 2017, a rede social tinha 800 milhões de internautas.

“Desde o seu nascimento em 2010, assistimos com espanto a comunidade florescendo e crescendo”, diz Kevin Systrom, fundador e CEO da empresa, em nota para a imprensa.

De olho no concorrente Youtube, outro anúncio feito no evento em São Francisco é que o Instagram vai lançar o IGTV, um aplicativo que vai permitir assistir a vídeos com até uma hora. Hoje, os vídeos no app são de até 1 minuto.

Segundo Systrom, o aplicativo também vai ter canais. “No IGTV, os criadores são os canais. Quando você segue um criador no Instagram, o canal IGTV deles é exibido para você assistir. Qualquer pessoa pode ser um criador de conteúdo – você pode enviar seus próprios vídeos no aplicativo.”

Maiores empresas do mundo

Comprado pelo Facebook em 2012, na época o Instagram tinha sido avaliado por US$ 1 bilhão. A rede não revela seus números. Mas a eMarketer estima que o Instagram irá gerar US $ 5,48 bilhões em receita publicitária nos EUA em 2018, 70% a mais que no ano passado, e relata que a empresa é responsável por 28,2% da receita de publicidade móvel do Facebook.

Facebook e o seu principal concorrente, o Google, já estão hoje entre as dez maiores empresas de tecnologia do mundo, segundo a Forbes. Conforme ranking realizado pela consultoria Zenith Optimedia, as duas empresas concentram 20% de toda a publicidade global.

As duas gigantes vêm ampliando aquisições. O Google, por exemplo, já comprou o Waze e parte da equipe de desenvolvimento de celulares e no licenciamento de propriedade intelectual da HTC, entre outros.

O crescimento das empresas confirmam que as transformações nas tecnologias da informação têm levado a um novo cenário.  Como diz o sociólogo Manuel Castells, passamos da sociedade industrial para a informacional.

Exemplo disso é o anúncio de que a General Electric perdeu o lugar que ocupava no Dow Jones, principal índice de Nova York, há mais de um século. Uma década e meia atrás a GE era a companhia listada em Bolsa mais valiosa do mundo.


Quantas matérias por dia você lê da Fórum?

Você já pensou nisso? Em quantas vezes por dia você lê conteúdos esclarecedores, sérios, comprometidos com os interesses do povo e a soberania do Brasil e que têm a assinatura da Fórum? Pois então, que tal fazer parte do grupo que apoia este projeto? Que tal contribuir pra que ele fique cada vez maior. Bora lá. Apoie já.

Apoie a Fórum