Fórum Educação
01 de abril de 2020, 16h28

Instagram avisa internautas que postagem de Regina Duarte sobre o coronavírus é falsa

Rede social, que já apagou postagens de Jair Bolsonaro, colocou um alerta em uma publicação da secretária de Cultura sobre a cloroquina; Regina disse que não vai se manifestar sobre

Reprodução

As redes sociais estão trabalhando para coibir a disseminação de fake news em tempos de pandemia. No Brasil, os principais alvos dessas ações contra as informações falsas têm sido, invariavelmente, membros do governo de Jair Bolsonaro, incluindo o próprio presidente.

Nos últimos dias, o Twitter apagou postagens relacionadas ao coronavírus de dois filhos do presidente, Flávio e Eduardo Bolsonaro, e o Facebook e Instagram deletaram postagens de Jair Bolsonaro defendendo o fim do isolamento social e exaltando a cloroquina, substância que o presidente acredita ser efetiva para o tratamento do vírus mas que não tem estudos suficientes para tal afirmação.

Nesta quarta-feira (1), foi a vez da secretária de Cultura do governo, Regina Duarte, ser desmentida pelo Instagram. A rede social colocou um alerta de “informação parcialmente falsa” em uma postagem feira pela ex-atriz há 2 dias.

A postagem se tratava de uma foto de Bolsonaro com o ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, que trazia a informação falsa sobre a suposta liberação da cloroquina para o tratamento da Covid-19. “Liberação da cloroquina/hidroxicloroquina pela Anvisa, já com posologia para tratamento da Covid-19”, diz o texto da imagem.

Na legenda, Regina escreveu: “Vou ser responsável. Vou tomar todas as precauções mas não vou deixar que o MEDO da COVID-19 possa ser mais forte que a minha ESPERANÇA !”.

O Instagram, entretanto, além de “borrar” a imagem para que o internauta escolha se quer abrir a postagem ou não, esclareceu que a autorização concedida pela Anvisa sobre a cloroquina foi para pesquisa, e não para tratamento.

Procurada pela imprensa, Regina Duarte disse que não se manifestará sobre a informação falsa.


Quantas matérias por dia você lê da Fórum?

Você já pensou nisso? Em quantas vezes por dia você lê conteúdos esclarecedores, sérios, comprometidos com os interesses do povo e a soberania do Brasil e que têm a assinatura da Fórum? Pois então, que tal fazer parte do grupo que apoia este projeto? Que tal contribuir pra que ele fique cada vez maior. Bora lá. Apoie já.

Apoie a Fórum