Entrevista exclusiva com Lula
29 de novembro de 2019, 21h18

Jornal Nacional, da Globo, dá destaque para ataque de Bolsonaro a Leonardo DiCaprio

"Leonardo DiCaprio, você está colaborando com as queimadas na Amazônia”, declarou o presidente

Foto: Cia Pak/ UN Photo

O Jornal Nacional, da Rede Globo, desta sexta-feira (29) deu destaque aos ataques de Jair Bolsonaro ao ator Leonardo DiCaprio. O presidente afirmou que o ator é um dos responsáveis pelas queimadas na Amazônia por financiar ONGs ambientalistas, que atuam na região.

“Uma nova declaração voltou a provocar críticas e reações na imprensa internacional. Sem apresentar provas, Bolsonaro acusou a ONG WWF e o ator Leonardo DiCaprio de financiar queimadas na Amazônia”, disse a apresentadora Renata Vasconcellos, ao fazer a chamada da reportagem.

Não é sócio Fórum? Quer ganhar 3 livros? Então clica aqui.

O presidente afirmou em live nas redes sociais e em conversa com apoiadores que o ator tem culpa nas queimadas. “Uma ONG ali pagou R$ 70 mil por uma foto fabricada de queimada. O que é mais fácil? ‘Toca’ fogo no mato. Tira foto, filma, manda para a ONG, a ONG divulga, entra em contato com o Leonardo DiCaprio e o Leonardo DiCaprio doa US$ 500 mil para essa ONG. Leonardo DiCaprio, você está colaborando com as queimadas na Amazônia”, declarou o presidente, durante transmissão ao vivo.

O JN ainda citou as críticas feitas à prisão dos quatro voluntários da Brigada de Alter do Chão, que envolveriam uma conversa gravada que não foi revelada ao público. A fragilidade das investigações que apontam que os ambientalistas colocaram fogo em um incêndio, que eles mesmo apagaram, fez o juiz responsável pelo caso voltar atrás e determinar a soltura dos acusados.

A repercussão negativa em jornais como New York TimesWashington Post The Guardian também foi pontuada pelo JN. O ator não se manifestou sobre o caso.


Quantas matérias por dia você lê da Fórum?

Você já pensou nisso? Em quantas vezes por dia você lê conteúdos esclarecedores, sérios, comprometidos com os interesses do povo e a soberania do Brasil e que têm a assinatura da Fórum? Pois então, que tal fazer parte do grupo que apoia este projeto? Que tal contribuir pra que ele fique cada vez maior. Bora lá. Apoie já.

Apoie a Fórum