Seja #sóciofórum. Clique aqui e saiba como
04 de novembro de 2019, 21h20

Jornal Nacional, da Globo, frusta expectativas e traz matéria fria sobre caso Bolsonaro-Marielle

A saída do general Maynard Marques de Santa Rosa gerou um frenesi de que poderia ter algo bombástico no telejornal

O apresentador William Bonner - Foto: Reprodução/TV Globo

Apesar das especulações de que a edição desta segunda-feira (4) do Jornal Nacional, da Rede Globo, traria uma bomba sobre o presidente Jair Bolsonaro e o assassinato da vereadora Marielle Franco e do motorista Anderson Gomes, o telejornal deu pouco destaque ao caso.

Jornalistas como Ricardo Noblat, da Veja, começaram sustentar que esta edição do JN poderia ser explosiva, após a saída de quatro generais do governo Bolsonaro. O general Maynard Marques de Santa Rosa deixou o cargo de secretário de Assuntos Estratégicos da Presidência da República e pode levar com ele outros fardados.

“Se comparado com o que possa estar por vir, a história do porteiro com ‘seu Jair’ não passará de uma marolinha”, disse Noblat, horas antes do noticiário ir ao ar, instigando seguidores. Logo após o programa, o colunista desconversou: “Decepcionados com o Jornal Nacional? Esperavam graves revelações? Nada como um dia depois do outro”.

Nova perícia

O comentário do Jornal Nacional sobre o caso Marielle se limitou a dizer que líderes de partidos de oposição pediram nova perícia do Ministério Público sobre as gravações da portaria do condomínio Vivendas da Barra, onde vive o presidente Jair Bolsonaro. No dia 29 de outubro, o JN fez uma reportagem sobre o depoimento do porteiro que apontou pela primeira vez um possível envolvimento do presidente no caso.

No dia seguinte, o Ministério Público apresentou uma investigação feita às pressas desmentindo o porteiro e, consequentemente, a reportagem. As conclusões do MP deixaram uma série de lacunas, apesar da afirmação categórica de que o funcionário faltou com a verdade. O JN destacou essas inconsistências, expostas pela Folha e pelo The Intercept Brasil.

 


Quantas matérias por dia você lê da Fórum?

Você já pensou nisso? Em quantas vezes por dia você lê conteúdos esclarecedores, sérios, comprometidos com os interesses do povo e a soberania do Brasil e que têm a assinatura da Fórum? Pois então, que tal fazer parte do grupo que apoia este projeto? Que tal contribuir pra que ele fique cada vez maior. Bora lá. Apoie já.

Apoie a Fórum