O que o brasileiro pensa?
28 de maio de 2020, 21h57

Jornal Nacional destaca ameaça de Bolsonaro ao STF por inquérito contra fake news

O JN expôs falas autoritárias do presidente e do filho dele, Eduardo Bolsonaro

Reprodução/TV Globo

O Jornal Nacional, da TV Globo, destacou na edição desta quinta-feira (28) a postura agressiva do presidente Jair Bolsonaro diante das investigações contra empresários, blogueiros e parlamentares bolsonaristas em razão da disseminação de notícias falsas e

“O presidente Jair Bolsonaro e o filho dele Eduardo Bolsonaro reagiram à operação contra Fake News em tom de ameaça. O presidente chegou a dizer que iria impor limites”, disse o apresentador William Bonner. Na escalada, o telejornal destacou que a atitude do presidente foi um “desafio ao STF”.

A reportagem da jornalista Delis Ortiz mostrou as declarações dadas pelo presidente na entrada do Palácio do Alvorada nesta quinta.”Acabou, porra […] Não teremos outro dia igual ontem. Chega, chegou o limite. Estou com as armas da democracia na mão”, disse o presidente em trecho exibido no noticiário.

O JN destacou a contradição do presidente em falar em “liberdade de expressão” para defender a disseminação de fake news e a postura que tem adotado com jornalistas e com a imprensa. Entidades como a Federação Nacional de Jornalistas (Fenaj) e a Associação Brasileira de Imprensa (ABI) criticaram o presidente.

“Ele chegou ao supremo da ironia. Depois de tanta sandices que ele tem falado, ontem ele veio e falou em liberdade de expressão em defesa dos criminosos que ficam plantando fake news. Logo quem, que fica humilhando e ofendendo jornalista. Falar em liberdade de expressão a quem, a todo momento, está ofendendo a liberdade de expressão”, disse Paulo Jerônimo, presidente da ABI.

Falas do presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), e do ex-ministro Sérgio Moro também foram exibidas.

O telejornal ainda mostrou a declaração dada por Eduardo Bolsonaro na noite de quarta-feira na qual ele defendeu os investigados no inquérito das fake news e deu destaque às críticas recebidas por ele.

A deputada federal Fernanda Melchionna (PSOL-RS), líder do PSOL na Câmara, uma nota do partido Democratas e um comentário do presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, Felipe Santa Cruz, foram exibidos.


Quantas matérias por dia você lê da Fórum?

Você já pensou nisso? Em quantas vezes por dia você lê conteúdos esclarecedores, sérios, comprometidos com os interesses do povo e a soberania do Brasil e que têm a assinatura da Fórum? Pois então, que tal fazer parte do grupo que apoia este projeto? Que tal contribuir pra que ele fique cada vez maior. Bora lá. Apoie já.

Apoie a Fórum