O que o brasileiro pensa?
01 de maio de 2020, 21h30

Jornal Nacional quebra o silenciamento e volta a dar espaço para Lula e Dilma

Nas últimas cinco polêmicas do governo Bolsonaro, os dois ex-presidentes não tiveram as posições repercutidas

Foto: Ricardo Stuckert/Instituto Lula

O Jornal Nacional, da TV Globo, exibiu trechos da super live realizada pelas centrais sindicais que contou com a participação diversas lideranças e artistas. Lula e Dilma, renegados pelo telejornal, ganharam espaço ao pedir unidade.

“Onze centrais sindicais se uniram para exibir, pela primeira vez, shows de artistas e mensagens de políticos de diferentes correntes, muitos deles adversários históricos”, disse o apresentador William Bonner.

Os ex-presidentes Lula, Dilma Rousseff e Fernando Henrique Cardoso e os ex-ministros Ciro Gomes e Marina Silva ganharam destaque na edição do telejornal e tiveram trechos de suas falas sendo exibidos. “Todos destacaram a necessidade de união para vencer os problemas na economia, na política e na saúde”, avaliou Bonner.

O JN tem sido bastante criticado por “esconder” as figuras dos ex-presidente Lula e Dilma. Levantamento realizado pelo jornalista Maurício Sycer, do Uol, mostra que, enquanto FHC é costumeiramente acionado, os dois não ganham o mesmo espaço no telejornal.

Nas últimas cinco grandes polêmicas, o tucano foi ouvido três vezes e os ex-presidentes petistas nenhuma.

“No mundo que eu espero depois da tragédia do coronavírus, o coletivo haverá de triunfar sobre o individual, a solidariedade e a generosidade triunfarão sobre o lucro”, disse Lula no trecho exibido pelo JN nesta sexta.


Quantas matérias por dia você lê da Fórum?

Você já pensou nisso? Em quantas vezes por dia você lê conteúdos esclarecedores, sérios, comprometidos com os interesses do povo e a soberania do Brasil e que têm a assinatura da Fórum? Pois então, que tal fazer parte do grupo que apoia este projeto? Que tal contribuir pra que ele fique cada vez maior. Bora lá. Apoie já.

Apoie a Fórum