Fórumcast, o podcast da Fórum
06 de agosto de 2019, 21h33

Jornal Nacional reproduz reportagem da Vaza Jato publicada no El País e chama de “supostas mensagens”

Telejornal apresentou trechos do material encontrado em conversas que tratavam de investigação ilegal contra o ministro do STF, GIlmar Mendes

Dallagnol em vídeo do Instituto Mude(Foto: Reprodução)

O Jornal Nacional, da Rede Globo, na edição desta terça-feira (6) reproduziu a reportagem da Vaza Jato publicada pelo jornal El País, em parceria com o The Intercept Brasil. O material mostra atuação ilegal de Deltan Dallagnol, com o objetivo de pedir o impeachment do ministro do STF, Gilmar Mendes. O telejornal expôs trechos da matéria e destacou o que chamou de “supostas mensagens” enviadas pelos procuradores.

Inscreva-se no nosso Canal do YouTube, ative o sininho e passe a assistir ao nosso conteúdo exclusivo.

A apresentadora Renata Vasconcellos leu trechos da reportagem e deu destaque para o fato de ser ilegal a investigação da Lava Jato sobre ministro do STF. Foi citado o artigo 102 da Constituição, que veda a atuação de procuradores de primeira instância em casos que envolvam ministros do Supremo.

O telejornal ainda entrevistou Gilmar Mendes, que, mais uma vez, criticou a operação e disse tratar-se da maior crise do Judiciário brasileiro, assim como afirmou em entrevista que classificou a Lava Jato como “organização criminosa”. Mais cedo, ele declarou que Dallagnol e Lava Jato “estão no mesmo patamar dos criminosos que dizem investigar”.

 


Você pode fazer o jornalismo da Fórum ser cada vez melhor

A Fórum nunca foi tão lida como atualmente. Ao mesmo tempo nunca publicou tanto conteúdo original e trabalhou com tantos colaboradores e colunistas. Ou seja, nossos recordes mensais de audiência são frutos de um enorme esforço para fazer um jornalismo posicionado a favor dos direitos, da democracia e dos movimentos sociais, mas que não seja panfletário e de baixa qualidade. Prezamos nossa credibilidade. Mesmo com todo esse sucesso não estamos satisfeitos.

Queremos melhorar nossa qualidade editorial e alcançar cada vez mais gente. Para isso precisamos de um número maior de sócios, que é a forma que encontramos para bancar parte do nosso projeto. Sócios já recebem uma newsletter exclusiva todas as manhãs e em julho terão uma área exclusiva.

Fique sócio e faça parte desta caminhada para que ela se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Apoie a Fórum