Fórumcast, o podcast da Fórum
22 de abril de 2019, 20h46

Jornalista Delis Ortiz muda de setor na Globo após sua filha ganhar cargo no governo

Pelo regulamento interno da emissora, profissionais do jornalismo “devem evitar situações que possam provocar dúvidas sobre o seu compromisso com a isenção”.

Foto: Paulo Jabur/TV Globo

A jornalista Delis Ortiz vai mudar de área dentro da Rede Globo. Até a semana passada, ela era responsável pela cobertura de temas ligados ao governo de Jair Bolsonaro, considerada a mais nobre do noticiário.

Agora, ela trocará a cobertura do Planalto pela do Congresso Nacional. A razão é que, no último dia 12, uma filha da jornalista foi nomeada para um cargo na coordenação de relações públicas da Secretaria-Geral da Presidência da República, de acordo com informações do colunista Mauricio Stycer, do UOL.

Pelo regulamento interno da Globo, profissionais do jornalismo “devem evitar situações que possam provocar dúvidas sobre o seu compromisso com a isenção”.

Conforme a Globo, foi Delis quem informou seus superiores a respeito do novo emprego da filha e fez a solicitação para deixar a cobertura do Planalto. “Delis cumpriu as normas e comunicou que foi informada pela própria filha do cargo para o qual ela foi convidada (sem nenhuma participação da Delis). Não foi preciso sequer que a chefia determinasse que Delis deixasse de cobrir o Planalto. Ela mesmo fez a sugestão, imediatamente aceita. E, assim, Delis passará a cobrir o Congresso”, disse a emissora.


Quantas matérias por dia você lê da Fórum?

Você já pensou nisso? Em quantas vezes por dia você lê conteúdos esclarecedores, sérios, comprometidos com os interesses do povo e a soberania do Brasil e que têm a assinatura da Fórum? Pois então, que tal fazer parte do grupo que apoia este projeto? Que tal contribuir pra que ele fique cada vez maior. Bora lá. Apoie já.

Apoie a Fórum