Seja #sóciofórum. Clique aqui e saiba como
14 de fevereiro de 2019, 12h27

Jornalista é condenado a indenizar Gilmar Mendes em R$ 60 mil; relator assinou petição pró ministro do STF

Rubens Valente, autor da obra Operação Banqueiro, e a Editora Geração já haviam sido absolvidos em primeira instância

O ministro do STF, Gilmar Mendes (Foto: Arquivo)

O jornalista Rubens Valente e a Editora Geração foram condenados pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ), nesta terça-feira (12), a indenizarem o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Gilmar Mendes, em R$ 60 mil e a publicar a decisão condenatória nas próximas edições do livro “Operação Banqueiro”.

Pelo Facebook, Valente afirmou que o relator do caso, ministro Marco Bellizze, assinou um manifesto em favor de Gilmar Mendes.

“O manifesto assinado por Bellizze diz que críticas dirigidas por um juiz a Gilmar Mendes representavam ‘perigoso precedente contra toda a magistratura brasileira e também contra todos os fundamentos do Estado Democrático de Direito’.”

Segundo Valente, o juiz da 15ª Vara Cível de Brasília, Valter André de Lima Bueno, havia absolvido ele e a editora no processo.

“Após meticulosa análise do livro ‘Operação banqueiro’, lançado em 2014, o juiz concluiu que não havia nenhuma informação errada ou falsa e que não existia, em todo o livro, nenhuma ofensa ou xingamento contra o ministro do STF Gilmar Mendes. O juiz também confirmou que eu tentei, durante vários meses, ouvir o ministro para o livro, mas ele se recusou a me receber em audiência.”

Ao mover a ação, a acusação argumentou que em diversos trechos do livro houve descontextualização de fatos com intenção de atingir a honra do ministro.

Leia a íntegra da resposta do jornalista.


Quantas matérias por dia você lê da Fórum?

Você já pensou nisso? Em quantas vezes por dia você lê conteúdos esclarecedores, sérios, comprometidos com os interesses do povo e a soberania do Brasil e que têm a assinatura da Fórum? Pois então, que tal fazer parte do grupo que apoia este projeto? Que tal contribuir pra que ele fique cada vez maior. Bora lá. Apoie já.

Apoie a Fórum