Fórum Educação
02 de março de 2020, 16h09

Jornalista que publicou sobre suposta traição de Michelle Bolsonaro é o mesmo que inventou o triplex do Lula

As redes bolsonaristas estão revoltadas com Germano Oliveira, jornalista que antes era adorado por parte da direita por publicar matérias mentirosas contra o ex-presidente Lula e estabelecer um conluio com a Lava Jato

Reprodução

Apoiadores do presidente Jair Bolsonaro estão revoltados com o jornalista Germano Oliveira, que em outros tempos foi o responsável por matérias que impulsionaram o antipetismo bolsonarista.

O editor da revista IstoÉ foi quem deu a notícia, repercutida nesta segunda-feira (2), de que a primeira-dama Michelle Bolsonaro estaria envolvida em uma relação extraconjugal com o ex-ministro Osmar Terra. Na reportagem, Oliveira apresenta supostos indícios de que Michelle estaria insatisfeita com seu casamento e que estaria um tanto quanto afastada do presidente.

O blogue bolsonarista Terça Livre, de Allan dos Santos, agitou a milícia virtual contra o jornalista da IstoÉ ao classificar a matéria como “boato sujo”.

Agora criticado pela direita, Oliveira tem um histórico de reportagens fantasiosas contra Lula desde os tempos em que atuou como editor da sucursal do jornal O Globo em São Paulo, quando fabricou a primeira matéria sobre o Triplex do Guarujá, que serviu como notícia-crime para abertura do processo, que após ser transferido para a força-tarefa em Curitiba resultou na prisão política do ex-presidente.

O jornalista ainda fabricou, entre outras matérias, a reportagem em que acusa Rosângela Silva, namorada de Lula, de mandar no PT, e divulgou uma foto com outros colegas da imprensa comemorando a condenação do ex-presidente Lula pelo Tribunal Regional Federal da 4ª região (TRF4).

Oliveira também serviu de porta-voz de Sergio Moro nas ameaças contra o site The Intercept, veículo que revelou, através da série Vaza Jato, que o editor da IstoÉ fazia parte de um grupo seleto de jornalistas que estabeleceu um conluio com a Lava Jato.

Em entrevista em outubro de 2019, Lula chamou Germano Oliveira de “canalha”.


Quantas matérias por dia você lê da Fórum?

Você já pensou nisso? Em quantas vezes por dia você lê conteúdos esclarecedores, sérios, comprometidos com os interesses do povo e a soberania do Brasil e que têm a assinatura da Fórum? Pois então, que tal fazer parte do grupo que apoia este projeto? Que tal contribuir pra que ele fique cada vez maior. Bora lá. Apoie já.

Apoie a Fórum