Ouça o Fórumcast, o podcast da Fórum
05 de julho de 2019, 06h50

Justiça manda Globo recontratar jornalista Izabella Camargo, demitida após licença médica

Apresentadora da previsão do tempo dos telejornais Hora 1 e Bom Dia, Brasil, jornalista teria desenvolvido a síndrome de Burnout devido ao estresse resultante de excessiva jornada de trabalho

Izabella Camargo (Foto: Reprodução Rede Globo)

A TV Globo recebeu uma notificação da Justiça nesta quinta-feira (4) que determina a recontratação da jornalista Izabella Camargo, que foi demitida após voltar de uma licença médica.

A jornalista disse na época acreditar que tenha sido dispensada por ter síndrome de Burnout, resultante de excesso de trabalho. Izabella foi apresentadora da previsão do tempo dos telejornais Hora 1 e Bom Dia, Brasil, que vão ao ar respectivamente de madrugada e pela manhã, durante seis anos.

O juiz do trabalh o José Aguiar Linhares Lima Neto, da 24° Vara do Trabalho, disse na sentença que a OMS (organização Mundial de Saúde) considera a síndrome como doença relacionada ao trabalho, sendo a demissão nula.

Izabella não poderá trabalhar no período da madrugada, para evitar o agravamento do problema.

Limite
Em entrevista à TV Gazeta, a jornalista revelou um pouco do que passou: “Fiz muitas terapias alternativas, psicólogas, cuidando de dentro e de fora. Muita respiração e meditação. Além de tomar café, energético, procurei um endocrinologista e comecei a tomar remédio para me dar mais energia. Não me orgulho disso porque foi a pior coisa que eu fiz. Eu ultrapassei o meu limite para dar conta do que eu não tinha controle. Extrapolei o meu limite”, revela.

Ela chegava na emissora às 3 horas da madrugada. Fazia quatro entradas no telejornal H1, enquanto se preparava para a GloboNews, na qual ficava até 20 minutos no ar falando de meteorologia sem parar. Depois, entrava no Bom Dia Brasil.

Foi na fase de pilotos para o novo H1 e para o Em Ponto que a quadro clínico de Izabella piorou. “Comecei a sentir taquicardia, a ter crises de choro, crises nervosas, sintomas de esgotamento”, revela.

Com informações da Veja


Quantas matérias por dia você lê da Fórum?

Você já pensou nisso? Em quantas vezes por dia você lê conteúdos esclarecedores, sérios, comprometidos com os interesses do povo e a soberania do Brasil e que têm a assinatura da Fórum? Pois então, que tal fazer parte do grupo que apoia este projeto? Que tal contribuir pra que ele fique cada vez maior. Bora lá. Apoie já.

Apoie a Fórum