Seja #sóciofórum. Clique aqui e saiba como
14 de fevereiro de 2019, 11h37

Lado B | Edição Nº 1 – Bolsonaro tem câncer?

Newsletter da Fórum é enviada diariamente a todos os sócios com matérias exclusivas e os destaques do dia. Conheça o produto e fique sócio.

Fique bem informado, conheça a newsletter da Fórum. Quem é #sóciofórum recebe a Lado B todos os dias por volta da meia-noite. Ainda não é sócio? Fique agora, clique aqui. Confira a edição enviada aos sócios 0h31 desta quinta (14). 

Se você ainda não pode ficar sócio, cadastre-se e receba gratuitamente por 15 dias. Clique aqui.

Exclusivas da Fórum

Um golpe contra a cultura brasileira

Bolsonaro anunciou pelo Twitter que a Petrobras Cultural vai priorizar educação infantil e orquestra e que todos os apoios da empresa serão revistos. A petroleira patrocinou mais de 4 mil projetos culturais desde 2003, quando foi criado o Programa Petrobras Cultural, a maior seleção pública do tipo no país.

Em artigo exclusivo para a Fórum, Marcelo Lyra, crítico de cinema e jornalista, lamenta o que chamou “de mais um duro golpe na já combalida estrutura de produção cultural” brasileira. Os eventos mais ameaçados pelo fim do apoio da Petrobras são a Mostra Internacional de Cinema de São Paulo e a Mostra do Rio, além do Festival de Brasília do Cinema Brasileiro, simplesmente os três principais eventos de formação de público e divulgação de cinema do Brasil.

“A saída da Petrobras é só o começo. Num governo onde ministros parecem se orgulhar da própria ignorância, filmes e peças de teatro são vistos como desnecessários. Os vídeos e notícias que circulam pelo WhatsApp parecem mais que suficientes para satisfazer os anseios culturais dos eleitores bolsonaristas.”

CPI de Brumadinho

Está em discussão a criação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI)na Câmara dos Deputados para investigar as causas e os responsáveis pela ruptura da barragem da Vale em Brumadinho (MG). Nesta terça (13) foi realizada uma sessão para discutir a tragédia, com representantes dos moradores, da sociedade civil, do Ministério Público e políticos da região atingida.

A repórter Mariana Branco, da Sucursal da Fórum em Brasília, acompanhou o debate e entrevistou a agricultora Soraia Aparecida Campos Nunes, 40 anos, moradora do Parque das Cachoeiras, um bairro rural na cidade de Brumadinho. “Na horta onde eu vivi e criei meus filhos durante 20 anos foram encontrados 32 corpos.”

Rota de fuga

“Em novembro, eles visitaram nossa propriedade. Os técnicos da Vale. Eles visitaram nossa propriedade perguntando se teríamos uma rota de fuga caso a barragem rompesse. Perguntamos se existia esse risco. Disseram que não, que era uma medida preventiva. Mas com certeza eles já sabiam”, disse Soraia Aparecida à repórter Mariana BrancoFórum procurou a assessoria de comunicação da Vale e questionou a empresa sobre o episódio relatado pela moradora. A empresa ainda não respondeu o contato.

Fúria seletiva

colunista da Fórum Wilson Ferreira chama a atenção para a seletividade da cobertura da Globo. A emissora detonou a ministra Damares Alves no quadro “Detetive Virtual” no Fantástico do último domingo, mas não demonstrou a mesma indignação para Brumadinho e o incêndio no Centro de Treinamento do Flamengo. “Enquanto os ataques aos temas identitários e agendas de costumes progressistas do atual governo de ultradireita merecem indignação e caras de espécie de jornalistas e apresentadores, os acidentes criminosos de Minas Gerais e Rio de Janeiro apenas merecem a velha narrativa da tragédia-emoção-homenagens”, diz.

Homofobia mata

A criminalização da homofobia e da transfobia começou a ser discutida pelo plenário do Supremo Tribuna Federal (STF) nesta quarta-feira (13). A votação será retomada nesta quinta (14) para que os ministros votem. A realidade brasileira é cruel: o Brasil registrou 445 casos de assassinatos de homossexuais em 2017, segundo o levantamento do Grupo Gay da Bahia.

Em artigo exclusivo para a Fórum, a colunista Mônica Benício, viúva de Marielle Franco, destaca: “Importante ressaltar que garantir direitos sociais, civis e políticos para todos e todas não quer dizer que uns têm mais importância do que outros, como setores conservadores tentam pregar. Queremos que todos e todas tenhamos os mesmos direitos perante às legislações e trajetórias de vida”.

Ainda vale a pena….

Nesta seção destacamos matérias que circularam na Fórum durante o dia de ontem, mas que merecem ser lidas.

Vaivém da Cantahênde

A jornalista Eliane Cantanhêde, em um aparente ato falho, colocou ainda mais suspeitas na tese de que o presidente Jair Bolsonaro tem câncer e que isso estaria sendo encoberto pelo episódio da facada em setembro do ano passado. A possibilidade foi aventada pelo documentário “A Facada no Mito”, lançado em janeiro.

Em sua coluna na rádio Eldorado na manhã desta quarta-feira (13), antes da alta de Bolsonaro no hospital Albert Einstein, Cantanhêde informou que o presidente tomaria sua “última dose de quimioterapia” ao meio-dia. O capitão da reserva deixou o hospital no início da tarde.

Com repercussão da gafe, a jornalista usou seu Twitter para desmentir depois de um dia inteiro, às 22h50. “O presidente Jair Bolsonaro tomou hoje a última dose de Antibióticos!!!! Nunca, em nenhum minuto, soube ou ouvi que ele fazia quimioterapia”, postou.

Pedido de demissão

A socialite Donata Meirelles, que era diretora de estilo da revista de moda, não explicou o motivo do desligamento, mas pediu demissão da direção da Vogue.  Isso acontece poucos dias após a festa que causou polêmica por contar com mulheres negras vestidas de escravas.

Adeus a Bibi Ferreira, uma das mais completas artistas do Brasil

Bibi Ferreira, grande diva do teatro brasileiro, morreu no Rio nesta quarta-feira (13), de acordo com a filha, dormindo. A atriz, cantora, apresentadora, diretora e compositora foi um dos maiores fenômenos artísticos do Brasil e tinha 96 anos. Leia reportagem de Julinho Bittencourt, editor de Cultura da Fórum.

Da vizinhança

Nesta seção indicamos leituras de sites que fazem parte desta enorme galáxia da internet, como bem definiu Castells.

Geledés

A quilombola capixaba Mirtes dos Santos lançou o primeiro clube de leitura antirracista do Brasil. O Clube Pretaria BlackBooks é especializado em livros voltados para promoção da igualdade racial e formação antirracista no Brasil.

Jornal GGN

Quem ainda não leu, vale a pena ler o Xadrez do Nassif, dos aloprados no comando do Titanic Brasil. “A guerra hoje não é entre centro-esquerda e centro-direita. É entre a irracionalidade mais delirante a os setores racionais do país, é entre a liberdade religiosa e o fundamentalismo mais canhestro, entre os direitos sociais e individuais e as milícias. Ou os setores formais e racionais se unem contra essa avalanche fundamentalista ou a reconstrução se tornará impossível.”

Viomundo

Marco Aurélio Carone chama a atenção para o depoimento de Ênio Augusto Pereira e Silva, ex-gerente de Recursos Humanos da Odebrecht, um dos delatores da Operação Lava Jato. Ele afirmou que o ex-presidente da Odebrecht Infraestrutura, Henrique Valladares, se reunia com o ex-diretor de Furnas, Dimas Fabiano Toledo, “para tratar a respeito de pagamentos para o Mineirinho”. Investigadores afirmam que “Mineirinho” é o deputado federal Aécio Neves.

Apenas quem é #sóciofórum recebe a newsletter Lado B todos os dias. Ainda não é sócio? Fique agora, clique aqui.


Quantas matérias por dia você lê da Fórum?

Você já pensou nisso? Em quantas vezes por dia você lê conteúdos esclarecedores, sérios, comprometidos com os interesses do povo e a soberania do Brasil e que têm a assinatura da Fórum? Pois então, que tal fazer parte do grupo que apoia este projeto? Que tal contribuir pra que ele fique cada vez maior. Bora lá. Apoie já.

Apoie a Fórum

#tags