#Fórumcast, o podcast da Fórum
02 de outubro de 2019, 15h07

Maior envolvido em lavagem de dinheiro segundo Lava Jato foi o Bradesco, mas UOL usa foto do Banco do Brasil

A blogueira Cynara Menezes foi quem chamou atenção para este detalhe nas redes

Foto: Reprodução

A jornalista Cynara Menezes, do Socialista Morena, usou as redes sociais para criticar a abordagem do portal UOL sobre a lavagem de dinheiro nos maiores bancos do Brasil. Apesar de o Bradesco, instituição particular, ser o maior envolvido no esquema que teria movimentado R$ 1,3 bilhão, o Banco do Brasil, que é público, estampou a matéria do portal.

“O maior envolvido na história é o BRADESCO, mas o UOL usa a imagem do Banco do Brasil…”, criticou Cynara. “Eu ia comentar justamente isso!! Um BILHÃO no Bradesco e 200 milhões no BB, mas ilustram com BB”, comentou o professor Pedro Aguiar.

A jornalista comentava sobre a importância das revelações da Vaza Jato, do The Intercept Brasil, para a investigação sobre os bancos brasileiros. “A pergunta que não quer calar: se o The Intercept Brasil não tivesse revelado que a lava-jato POUPOU os bancos, algum dia eles seriam atingidos pela investigação?”, questionou.

Em reportagem publicada em agosto pelo veículo em parceria com o El País, o procurador Roberson Pozzobon aparece reconhecendo que os bancos “faturaram muuuuito” com as movimentações financeiras do lobista Adir Assad. Ainda segundo a série de reportagens, Dallagnol livrou banqueiros da Lava Jato após vender palestra para a Febraban.

Pozzobon é o responsável pelas investigações que levaram à 66ª fase da Lava Jato do Paraná, na qual a operação investiga os bancos.


Quantas matérias por dia você lê da Fórum?

Você já pensou nisso? Em quantas vezes por dia você lê conteúdos esclarecedores, sérios, comprometidos com os interesses do povo e a soberania do Brasil e que têm a assinatura da Fórum? Pois então, que tal fazer parte do grupo que apoia este projeto? Que tal contribuir pra que ele fique cada vez maior. Bora lá. Apoie já.

Apoie a Fórum