Ouça o Fórumcast, o podcast da Fórum
29 de outubro de 2019, 08h53

Maju é criticada por Carla Vilhena e volta ao TTs

A ex-apresentadora da Globo que antecedeu Maju a criticou pela forma como deu a notícia do falecimento de Jorge Fernando

Reprodução de 'Jornal Hoje' (2019)/Globo

Ex-apresentadora do Jornal Hoje, da Globo, a jornalista Carla Vilhena foi ao Twitter nesta terça-feira (29) para criticar Maria Júlia Coutinho, atual âncora do telejornal, pela forma como cobriu a morte do ator e diretor Jorge Fernando, que faleceu nesta segunda-feira (28). Por conta dos “conselhos” de Vilhena, o nome de Maju passou a ocupar os trending topics do Twitter nesta manhã, e muitas críticas foram proferidas contra a ex-apresentadora.

“Sobre matéria da morte de Jorge Fernando: por mais que ele tenha sido divertido em vida, está morto. Repórter, não precisa berrar tanto. Apresentadora, vamos evitar rir depois das cenas de arquivo, enquanto lê a frase ‘o corpo do diretor…'”, escreveu, em referência também à cobertura da repórter Raquel Honorato.

Na sequência, Carla Vilhena continuou a falar sobre o tema com seus seguidores: “Maju Coutinho é ótima. Não estou em posição de criticá-la. É uma dica simples de algo que se aprende com a experiência”.

“Maju é linda e carismática, mas muita água tem que rolar para alguém ficar seguro na apresentação de um jornal ao vivo”, continuou. Até então, Maju Coutinho não comentou as opiniões da ex-apresentadora.

Por conta das críticas que sofreu após seus comentários, sendo acusada de racismo por parte dos internautas, Carla Vilhena voltou às redes para se desculpar por suas publicações.

Cometi um erro de avaliação. O que achei q poderia ser uma dica para apresentação acabou sendo interpretado como uma ofensa a uma pessoa que adoro, a Maju Coutinho. Muitas pessoas entenderam assim. Por isso, peço humildemente desculpas pelo erro. E à Maju, desejo mais sucesso”, escreveu.

Racismo

A atuação de Maju no Jornal Hoje já foi alvo de críticas anteriormente por parte da imprensa. No entanto, opiniões sobre o trabalho da apresentadora ultrapassaram os limites quando, no começo deste mês, um site do UOL decidiu contabilizar esses pequenos deslizes e internautas apontaram racismo na atitude.

Na matéria assinada por Daniel Castro, o “nervosismo” de Maju é destacado, são contados – e exibidos em vídeo recortado – os “erros” da estreia e do segundo dia e ainda é citada um reunião da cúpula do Jornalismo da Globo para tratar da jornalista. Como resposta, vários artistas, colegas e personalidades se solidarizaram com a apresentadora pela internet.

Confira os tuítes:


Quantas matérias por dia você lê da Fórum?

Você já pensou nisso? Em quantas vezes por dia você lê conteúdos esclarecedores, sérios, comprometidos com os interesses do povo e a soberania do Brasil e que têm a assinatura da Fórum? Pois então, que tal fazer parte do grupo que apoia este projeto? Que tal contribuir pra que ele fique cada vez maior. Bora lá. Apoie já.

Apoie a Fórum