Fórumcast, o podcast da Fórum
09 de junho de 2019, 21h47

Mídia internacional já repercute caso #VazaJato

Alguns meios internacionais já estão reproduzindo as revelações do portal The Intercept Brasil, horas depois de o caso ser conhecido no Brasil, e antes mesmo de alguns meios brasileiros.

Reprodução da notícia no site da rádio chilena ADN.

Apesar de recém publicadas, as revelações do The Intercept Brasil sobre o esquema entre o juiz Sérgio Moro e os procuradores do Ministério Público (especialmente Deltan Dallagnol) para usar politicamente as ações da Operação Lava Jato já ganharam espaço também na imprensa internacional – talvez até mais rapidamente que no próprio Brasil.

Na Argentina, o canal de YouTube El Destape já está comentando o caso em seu programa dominical ao vivo, que pode ser acompanhado neste vídeo:

O site web do El Destape também já tem uma matéria sobre o caso, na qual não só reproduz os chats das operações entre o Ministério Público e o então juiz de Curitiba (hoje ministro da Justiça), como também alguns detalhes, como o fato de que alguns promotores confessavam que “rezavam para que o PT não voltasse ao poder”.

Em outros países, a Rádio ADN do Chile também repercute as reportagens, afirmando que “juiz e procuradores da Lava Jato coordenam ações para prender Lula”, e que entre as duas partes “não havia uma completa confiança nas provas” apresentadas contra o ex-presidente brasileiro.

No México, o La Jornada publicou que “os promotores brasileiros ligados à Operação Lava Jato, liderados Deltan Dallagnoll, falaram abertamente sobre seu desejo de evitar que o Partido dos Trabajadores (PT) ganhasse a eleição presidencial de 2018”.

Já o canal TeleSur, com sede na Venezuela, conta que “documentos revelam o papel político da Lava Jato contra Lula”, e que “Sergio Moro colaborou ​​de forma secreta e anti ética com os promotores da operação para ajudar a montar a acusação”.

O jornal espanhol El Diario traz a notícia e diz que “as conversas privadas entre os agentes públicos que participaram da Operación Lava Jato coloca em dúvida a imparcialidade da investigação”.


Quantas matérias por dia você lê da Fórum?

Você já pensou nisso? Em quantas vezes por dia você lê conteúdos esclarecedores, sérios, comprometidos com os interesses do povo e a soberania do Brasil e que têm a assinatura da Fórum? Pois então, que tal fazer parte do grupo que apoia este projeto? Que tal contribuir pra que ele fique cada vez maior. Bora lá. Apoie já.

Apoie a Fórum