Ouça o Fórumcast, o podcast da Fórum
26 de outubro de 2019, 12h30

Miriam Leitão, a economia e o Chile em dois tweets

Comentários nas redes sociais mostram contradição da jornalista ao opinar sobre a economia chilena

Míriam Leitão (Foto: Divulgação/Rede Globo)

A opinião da jornalista Miriam Leitão sobre a economia chilena teve dois momentos muito distintos ao longo dos últimos anos. Uma montagem com dois tuítes da apresentadora da Globo circula nas redes sociais neste sábado (26), revelando a contradição da jornalista ao longo dos anos.

Em setembro de 2014, Miriam compartilhou no Twitter o texto do jornalista Marcelo Loureiro, que escreve para a coluna de Miriam no Globo, endossando a opinião de que a economia chilena era um exemplo a ser seguido na América Latina.

“Mais competitivo da América Latina, Chile vence o Brasil em todos os critérios econômicos da pesquisa”, dizia a chamada da matéria.

No entanto, os ventos mudaram e nesta terça-feira (22), a mesma jornalista publicou nas redes sociais que “o Chile sempre foi apresentado pelos economistas liberais como sendo uma maravilha, e não é”.

O Chile enfrenta uma grande leva de mobilizações contra o presidente de direita Sebastián Piñera. Nesta sexta-feira (25), cerca de um milhão de pessoas foram às ruas da capital Santiago na maior manifestação popular desde a redemocratização no país, segundo a imprensa local. Os manifestantes lotaram as ruas da cidade pleiteando contra Piñera, a desigualdade social e o sistema neoliberal que vigora no país.

Confira os tuítes:


Quantas matérias por dia você lê da Fórum?

Você já pensou nisso? Em quantas vezes por dia você lê conteúdos esclarecedores, sérios, comprometidos com os interesses do povo e a soberania do Brasil e que têm a assinatura da Fórum? Pois então, que tal fazer parte do grupo que apoia este projeto? Que tal contribuir pra que ele fique cada vez maior. Bora lá. Apoie já.

Apoie a Fórum