O que o brasileiro pensa?
04 de junho de 2020, 10h08

Miriam Leitão se emociona ao falar da bancada negra na GloboNews: “Confesso que chorei”

"Eu sempre achei que é uma luta do Brasil inteiro, a luta contra o racismo e eu me envolvi muito na discussão a favor das cotas. Então, quando a Lilian falou que ela era da primeira turma das cotas, eu confesso que chorei", disse Miriam Leitão, referindo-se à jornalista Lilian Ribeiro

Miriam Leitão, na GloboNews (Reprodução)

A comentarista Miriam Leitão se emocionou na manhã desta quinta-feira (4) ao falar sobre a bancada formada por jornalistas negros no programa Em Pauta, na noite anterior, para falar sobre os atos antirracistas que acontecem nos EUA após o assassinato de George Floyd por um policial branco em Minneapolis.

Leia também: “Rapaziada”: Redes sociais pautam GloboNews e, após críticas, emissora coloca negros para falar de racismo

“Eu vou responder sua pergunta”, disse à apresentadora Aline Midlej, que fez parte da bancada. “Mas, antes quero aqui abrir o meu coração para você Aline, para você Lilian. Eu fiquei muito feliz e muito emocionada com o Em Pauta de ontem, com vocês com Flávia, com Maju, a Zileide e o Heraldo, porque a discussão racial sempre me mobilizou muito. Eu sempre achei que é uma luta do Brasil inteiro, a luta contra o racismo, e eu me envolvi muito na discussão a favor das cotas. Então, quando a Lilian falou que ela era da primeira turma das cotas, eu confesso que chorei”, disse, referindo-se à jornalista Lilian Ribeiro.

Miriam falou ainda que tem “muito orgulho” do que a geração das jornalista está fazendo. “E isso me dá mais esperança no Brasil”, afirmou.

Após pressão vinda das redes sociais por colocar uma bancada branca para debater os atos antirracistas nos EUA, o programa Em Pauta, apresentado por Heraldo Pereira, escalou apenas jornalistas negros para falar do tema na noite desta quarta-feira (3).

“Orgulho de ver mudanças efetivas acontecendo. A @GloboNews acaba de anunciar @flaviaol e Zileide Silva como comentaristas fixas do #EmPauta depois da imagem que viralizou ontem. E, hoje, um jornal especial para cobertura dos protestos antirracistas pelo mundo. Liga aí ;)”, comentou, pelo Twitter, o repórter do canal Victor Ferreira.

Até mesmo a frase usada nas imagens que criticavam o canal foi usado no GC do programa de hoje: “Rapaziada… A pauta é racismo…”.


Quantas matérias por dia você lê da Fórum?

Você já pensou nisso? Em quantas vezes por dia você lê conteúdos esclarecedores, sérios, comprometidos com os interesses do povo e a soberania do Brasil e que têm a assinatura da Fórum? Pois então, que tal fazer parte do grupo que apoia este projeto? Que tal contribuir pra que ele fique cada vez maior. Bora lá. Apoie já.

Apoie a Fórum