Seja #sóciofórum. Clique aqui e saiba como
23 de Maio de 2019, 17h47

Renato Rovai lança livro sobre a história do jornalismo digital em BH

O editor da Fórum, Renato Rovai, lança seu novo livro “Um novo Ecossistema Midiático: A história do jornalismo digital no Brasil”, na Casa do jornalista em Belo Horizonte, na próxima quarta-feira (29)

O editor da Fórum, Renato Rovai, lança seu novo livro Um novo ecossistema midiático: a história do jornalismo digital no Brasil, na Casa do jornalista em Belo Horizonte (Rua Alvares Cabral, 400), na próxima quarta-feira (29), a partir das 19h. A obra apresenta uma investigação deste novo ciclo da imprensa, que teve início no país em 1995, quando o Jornal do Brasil decidiu colocar sua edição impressa para circular também na internet.

A história da internet 

Dividido em quatro grandes capítulos, o trabalho começa contando a história da internet, suas fases, os grandes debates que se deram sobre seu potencial libertador por um lado e de controle pelo outro até chegar em como o jornalismo foi se relacionando com este novo meio definido por Castells como “o tecido de nossas vidas”.

Nessas primeiras 50 páginas, Rovai traz o pensamento de autores e pesquisadores do tema e acaba proporcionando uma viagem no tempo das grandes obras que trataram do contexto da internet desde sua criação no projeto ARPA.

Entrevistas

O segundo capítulo é fruto de 38 entrevistas com personagens que fizeram a história do jornalismo digital de 1995 até hoje, além da leitura de centenas de documentos e trabalhos acadêmicos sobre o tema. Nele, Rovai além de revelar bastidores de como veículos foram criados e deixaram de existir, também faz uma reflexão de como o ecossistema informativo foi mudando no país a partir do impacto das novas tecnologias digitais.

A despeito de ser um livro acadêmico, pois foi baseado no doutorado do autor, realizado na Universidade Federal do ABC, ele tem um toque investigativo e jornalístico. Entre outras instigantes revelações, o leitor ficará sabendo de detalhes da guerra entre Abril e Folha de S. Paulo para ver quem lançava o primeiro portal (UOL e BOL), entre outros casos.

Ultimate Fighting Journalism

Nos dois últimos capítulos, Rovai discute questões atuais do jornalismo, como o debate das fake news, o poder dos algoritmos, a influência de plataformas de rede como o Facebook na produção de notícias, a mudança do papel do jornalista e a crise do financiamento da imprensa.

Rovai defende que a entrada do jornalismo na era digital ampliou imensamente a quantidade de vozes informativas e criou um novo ambiente que ele caracteriza como de Ultimate Fighting Journalism.

É um momento onde se tem um intenso choque de narrativas a respeito dos mesmos fatos, o que evidentemente gera problemas, mas ao mesmo tempo revela maior nível de pluralidade.

Um novo ecossistema midiático: a história do jornalismo digital no Brasil é editado pela Clacso (Consejo Latinoamericano de Ciencias Sociales) e foi lançado no Congresso da entidade realizado entre 19 e 22 de novembro de 2018, em Buenos Aires. Será lançado pela primeira vez em Minas Gerais neste evento na Casa do Jornalista de BH.

Segundo o professor Sérgio Amadeu, que assina o prefácio da obra “trata-se de um texto que faltava para compreendermos um pouco mais o Brasil. É um livro indispensável para a teoria democrática da comunicação”.

Quem é Renato Rovai

Criador e diretor da Revista Fórum desde 2001, é graduado em Jornalismo pela Universidade Metodista do ABC, mestre em Comunicação pela Universidade de São Paulo (USP) e doutor em Ciências Humanas e Sociais pela Universidade Federal do ABC.

Lecionou jornalismo nas graduações da Faculdade Cásper Líbero, da Universidade Santa Cecília e da Escola de Comunicação e Artes da USP (ECA-USP). Também foi professor da pós-graduação do Centro de Estudos Latino-Americanos de Cultura e Comunicação da ECA-USP.

Organizou o livro Golpe 16, no qual diversos blogueiros relatam o processo de impeachment da presidente Dilma Rousseff, e é autor, entre outras obras, de Midiático Poder: o caso Venezuela e a guerrilha informativa.

Militante da democratização das comunicações foi um dos articuladores do Fórum de Mídia Livre e do Encontro Nacional dos Blogueiros (Blogprog).

Serviço

Data: Quarta-feira 29 – 19h
Local: AV. Alvares Cabral, 400 – Casa do Jornalista – BH
Autor: Renato Rovai – Editora Clacso
Preço: 45,00

Compre já aqui e receba em seu endereço.


Quantas matérias por dia você lê da Fórum?

Você já pensou nisso? Em quantas vezes por dia você lê conteúdos esclarecedores, sérios, comprometidos com os interesses do povo e a soberania do Brasil e que têm a assinatura da Fórum? Pois então, que tal fazer parte do grupo que apoia este projeto? Que tal contribuir pra que ele fique cada vez maior. Bora lá. Apoie já.

Apoie a Fórum