Fórumcast, o podcast da Fórum
14 de agosto de 2019, 15h18

Repórter do Intercept revela que também foi alvo de plágio de Joice Hasselmann

Denúncias de Amanda Audi e Glenn Greenwald fizeram com que a parlamentar e ex-jornalista fosse condenada pelo Sindicato da categoria do Paraná em 2015

Glenn Greenwald e Joice Hasselmann (Montagem)

Depois de Glenn Greenwald ter acusado a deputada federal Joice Hasselmann (PSL) de plagiar textos jornalísticos seus, a repórter Amanda Audi, também do The Intercept Brasil, disse em seu Twitter nesta terça-feira (13) que passou pela mesma situação com a deputada. Denúncias como essa fizeram com que a parlamentar e ex-jornalista fosse condenada pelo Sindicato da categoria do Paraná (Sindijorpr) em 2015.

“Não é Glenn que mente, deputada. Ainda tenho todos os prints que enviamos ao sindicato dos jornalistas do Paraná que comprovam o seu plágio sistemático do trabalho de vários jornalistas – inclusive eu”, escreveu Amanda, anexando em sua publicação a resposta de Hasselmann contra as acusações de plágio que recebeu de Glenn, dizendo que ele seria um “pseudo jornalista” e “grande enganador”.

O jornalista Glenn Greenwald havia ironizado na segunda-feira (12) a deputada federal ao se defender das críticas que vem sofrendo por conta das reportagens publicadas no site The Intercept Brasil, do qual é cofundador. “Somente no PSL uma pessoa expulsa da profissão de jornalista por plágio reincidente poderia ser a porta-voz da ética no jornalismo. Por favor, Joice, nos ensine mais (*este tweet foi escrito por mim*)”, escreveu Greenwald.

Em entrevista à revista Época, Joice já havia entrado em grande polêmica com Glenn ao defender sua prisão. “Eu não defendo a prisão de jornalista. Eu defendo a prisão de bandido. Quando qualquer cidadão que fere a legislação, as normas legais, por óbvio ele tem que se acertar com a Justiça”, disse na entrevista, completando com “nós temos aí um produto do crime nas mãos de alguém que se diz jornalista”.

Notícias relacionadas


Quantas matérias por dia você lê da Fórum?

Você já pensou nisso? Em quantas vezes por dia você lê conteúdos esclarecedores, sérios, comprometidos com os interesses do povo e a soberania do Brasil e que têm a assinatura da Fórum? Pois então, que tal fazer parte do grupo que apoia este projeto? Que tal contribuir pra que ele fique cada vez maior. Bora lá. Apoie já.

Apoie a Fórum